Domingo, Novembro 27, 2022
Pub

Ensino Secundário chega, esta semana, ao #estudoEmCasa

- Publicidade -
- Publicidade -

A partir de segunda-feira, dia 9 de novembro, o #EstudoEmCasa passa a disponibilizar conteúdos também para o ensino secundário, através da RTP Play e da app #EstudoEmCasa.

Às 9h, de segunda a sexta-feira, 15 blocos pedagógicos temáticos ficarão acessíveis, num total de 75 por semana, à semelhança do que já acontece para o ensino básico.

A grelha dos 10.º, 11.º e 12.º anos (em anexo) foi construída com o objetivo de abranger um número significativo de disciplinas e componentes do currículo das diferentes ofertas do Ensino Secundário. Muitos dos blocos pedagógicos têm, por isso, abordagens e formas de organização multidisciplinares, trabalhando e mobilizando conhecimentos de mais do que uma oferta, como disso é exemplo a “Filosofia e Área de Integração” ou “Biologia e Geologia – Biologia – Estudo do Movimento”. De igual modo, à semelhança do que é feito para o Ensino Básico, há temas que serão desenvolvidos através da junção de disciplinas de áreas diferentes, permitindo aos alunos o desenvolvimento de aprendizagens de forma integrada.

Tal como sucede no ensino básico, este ano letivo será disponibilizado para o ensino secundário o bloco pedagógico de apoio à “Orientação para Trabalho Autónomo”, de forma a que os alunos possam desenvolver competências no âmbito da autorregulação e aprofundamento da sua aprendizagem de forma independente. Todos estes conteúdos são organizados em blocos temáticos que podem ser abordados sequencial ou isoladamente.

#EstudoEmCasa para usar dentro e fora da Escola

Com a continuidade e o alargamento operados neste ano letivo, o#EstudoEmCasa torna-se no conjunto mais completo de recursos educativos em  2língua portuguesa, acessível a todos, e em formato televisivo, sendo um apoiomuito útil à aprendizagem dos alunos que, em determinados momentos,estejam impossibilitados de deslocar-se à escola, bem como um apoio às escolaspara continuarem a trabalhar com estes alunos.

Este recurso desenvolve-se independentemente do contexto da pandemia, jáque fica ao dispor das comunidades educativas para apoio as práticas de ensinoe aprendizagem, em qualquer momento e lugar (tendo simultaneamente umpapel relevante na difusão de conteúdos pedagógicos, da língua e da culturaportuguesas, nos tempos atuais).

O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP,contando com o apoio das editoras Leya e Porto Editora.

Para a edição 2020/2021 foram criadas uma equipa de coordenação e umaequipa específica para o seu desenvolvimento, composta por cerca de quatrodezenas de professores e quatro intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

O #EstudoEmCasa nas várias plataformas

Internet: https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ (emissão de cada dia ondemand e módulos individualizados); e em https://estudoemcasa.dge.mec.pt/(recursos educativos utilizados na aula);

APP: #EstudoEmCasa

Televisão (1.º ao 9.º ano):

– TDT – posição 7

– MEO – posição 100

– NOS – posição 19

– Vodafone – posição 17

– Nowo – posição 1

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Assembleia Municipal de Marvão aprovou moção de censura ao presidente da câmara

A Assembleia Municipal de Marvão (Portalegre) aprovou, por maioria, uma moção de censura ao presidente da câmara (PSD), na sequência da decisão do Tribunal...

Ministro da Cultura destaca dimensão intergeracional do cante alentejano

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, destacou hoje em Odemira, no distrito de Beja, a importância da dimensão intergeracional do cante alentejano,...