InícioAlentejoAlentejo LitoralEngexpor assume gestão da...

Engexpor assume gestão da construção da fábrica de baterias da CALB em Sines

Empresa portuguesa vai assegurar a gestão de construção, supervisão e coordenação de segurança da primeira fase da New Sines Gigafactory.

A Engexpor vai assumir a gestão de construção, supervisão e coordenação de segurança e ambiente da primeira fase da New Sines Gigafactory, a futura fábrica de baterias da chinesa CALB em Sines.

De acordo com a empresa, em comunicado, o contrato foi assinado com a CALB e abrange os serviços de gestão de construção e supervisão das obras da unidade industrial, considerada um dos maiores projetos industriais em curso em Portugal.

A fábrica da CALB em Sines representa um investimento global anunciado de cerca de dois mil milhões de euros e será a primeira unidade da empresa chinesa na Europa. A infraestrutura terá uma capacidade anual de produção de 15 GWh de baterias destinadas a veículos elétricos e a sistemas de armazenamento de energia.

Engexpor vai supervisionar obras e linha de muito alta tensão

Além da gestão de construção da primeira fase da New Sines Gigafactory, a Engexpor ficará também responsável pela supervisão da nova linha aérea de muito alta tensão de 400 kV.

Esta infraestrutura será essencial para ligar a unidade industrial à rede elétrica nacional e garantir o fornecimento de energia necessário ao funcionamento da fábrica.

Reconhecido como Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN), o investimento da CALB em Sines é apontado como estratégico para a indústria portuguesa, para a transição energética e para a mobilidade elétrica na Europa.

“A New Sines Gigafactory é um projeto de grande dimensão, elevada complexidade técnica e importância estratégica para Portugal. Para a Engexpor, assumir a gestão de construção desta fase representa não só um desafio exigente, mas também uma oportunidade de contribuir para uma infraestrutura industrial que reforça o papel do país na cadeia de valor europeia da mobilidade elétrica e da transição energética”, afirmou Miguel Alegria, CEO da Engexpor, citado no comunicado.

CALB reforça expansão europeia a partir de Sines

Também citado na mesma nota, Danli Peng, Construction Project Management Director da CALB, sublinhou que “a colaboração com parceiros técnicos experientes será essencial para apoiar uma execução rigorosa, segura e coordenada dos trabalhos”.

A primeira fase da New Sines Gigafactory inclui infraestruturas industriais, técnicas e operacionais de grande escala.

A CALB é uma das maiores fabricantes mundiais de baterias de iões de lítio e a unidade de Sines integra a estratégia de expansão da empresa no mercado europeu.

A Engexpor é uma empresa portuguesa especializada em gestão de projetos e gestão de construção, com atividade em áreas como imobiliário, infraestruturas, energia e indústria.

Mais notícias

Em Cuba “faltam muitas coisas” mas “as pessoas não se deixam vencer”– Emilio Moret 

O músico Emilio Moret trouxe este sábado, ao Festival Músicas do Mundo, o seu...

Linhas do Oeste e Alentejo reforçadas com automotoras da Linha do Algarve – Governo

O Governo disse que, com a operação ferroviária integralmente elétrica da Linha do Algarve...

Governo declara eixo elétrico entre Ferreira do Alentejo e Sines como projeto de imprescindível utilidade pública

O Governo declarou de imprescindível utilidade pública a implementação do eixo elétrico entre Ferreira...

Governo aprova programa com 23M€ previstos para intervenções no litoral alentejano até 2040

O Governo aprovou o Programa de Ação para Resiliência do Litoral 2040, que prevê...

Mértola e Odemira criam agenda conjunta para o desenvolvimento dos territórios rurais

Os municípios de Mértola e Odemira formalizaram uma parceria estratégica destinada a criar uma...

Évora_27 desafia os 47 municípios a unirem-se em torno da Orquestra Regional do Alentejo

A presidente da Associação Évora_27, Maria do Céu Ramos, afirmou esta sexta-feira que a...

Albernoa inaugura nova Casa Mortuária após anos de espera da população

A freguesia de Albernoa, no concelho de Beja, vai inaugurar no próximo domingo, às...

Centro de Portalegre vai ficar ligado ao campus politécnico por ciclovia

O executivo da câmara de Portalegre aprovou, por unanimidade, o lançamento do concurso público...

Bombeiros: Unidade de formação de Arraiolos deverá abrir em janeiro e servir vários concelhos

A futura Unidade Local de Formação de Bombeiros de Arraiolos deverá ser inaugurada a...