As novidades na área da mobilidade elétrica vão estar em foco, no próximo fim de semana, em Évora, durante o Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE), que contará com cerca de 75 expositores do setor.
“A grande maioria das marcas atualmente a comercializar veículos elétricos em Portugal estará presente” no encontro, revelou hoje à agência Lusa o presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), Henrique Sánchez.
Organizada pela UVE em parceria com o município e o apoio da Universidade de Évora, a edição deste ano do ENVE, cuja entrada é gratuita, vai decorrer, no sábado e no domingo, na Praça 1.º de Maio, na cidade alentejana.
“O evento tem como principal objetivo mostrar o estado de desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal e a variedade de opções que existem, com a possibilidade de os visitantes testarem esses veículos”, sublinhou.
Assinalando que o evento “é mais que um salão automóvel”, o responsável adiantou que está confirmada a presença na edição deste ano de expositores de 65 marcas que operam na área da mobilidade elétrica e de 10 de instituições ligadas ao setor.
“Vamos ter exposição de veículos elétricos, desde ligeiros de passageiros e de mercadorias a pesados, como os futuros autocarros que vão entrar ao serviço na cidade de Évora, além de motociclos, ciclomotores e bicicletas”, salientou.
O certame, realçou Henrique Sánchez, vai contar ainda com expositores de comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica, operadores dos postos de carregamento e fabricantes de carregadores para veículos elétricos, entre outros.
Segundo o presidente da UVE, o programa do encontro inclui várias atividades que procuram “desmistificar os mitos da mobilidade elétrica”, como debates, conferências, mesas redondas e tertúlias e sessões de esclarecimento sobre o setor.
Durante os dois dias, estão previstas ainda outras iniciativas como um circuito de ‘karts’ elétricos e outro para crianças, ‘bumper cars’ e um desfile de veículos 100% elétricos e híbridos ‘plug-in’ pela cidade alentejana.