A Universidade de Évora recebe, no próximo dia 21 de outubro, o Encontro de Monitorização de Políticas Públicas 2026, uma iniciativa dedicada ao debate sobre a institucionalização da monitorização das políticas públicas em Portugal.
Promovido pela Equipa Multissetorial de Monitorização (EMM) da REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, com o apoio da Universidade de Évora, o encontro vai reunir decisores políticos, representantes da comunidade académica, especialistas setoriais e organizações internacionais.
Ao longo do dia estarão em análise as competências, metodologias e ferramentas utilizadas na monitorização de políticas públicas, bem como os desafios que se colocam nesta área.
Experiências nacionais e internacionais em debate
O programa inclui um painel dedicado a experiências nacionais e internacionais na monitorização de políticas públicas, que contará com a participação de um convidado do Brasil.
Está também prevista uma mesa-redonda para apresentação dos artigos que integram o número especial da revista “Portuguese Public Policy Journal”, dedicado aos processos de monitorização dos instrumentos de planeamento e divulgado em abril deste ano.
Durante a tarde realizam-se várias sessões paralelas, entre as quais duas oficinas práticas. Uma será dedicada à comunicação de dados e outra às estatísticas com perspetiva de género.
O programa contempla ainda um debate sobre a dimensão territorial da monitorização, abordando a forma como este processo pode ser aplicado aos diferentes territórios.
OCDE participa em debate sobre inteligência artificial e dados
O encontro termina com uma discussão em plenário centrada nas ferramentas de monitorização, na governação de dados e no impacto da inteligência artificial e da análise preditiva neste domínio.
A sessão contará com a participação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O Encontro de Monitorização de Políticas Públicas 2026 decorre entre as 09h00 e as 17h30, na Universidade de Évora.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia.
















