A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, vai integrar um consórcio internacional que tem como objectivo responder positivamente aos novos desafios em sectores que permitam antecipar a sua intervenção em áreas fundamentais como a economia circular e as alterações climáticas.
O projecto “TransForCE”, trata-se de uma candidatura ao Programa de financiamento do Horizonte 2020, em que estão reunidas 20 entidades de todo o mundo, formando um consórcio internacional, que pretende agregar conhecimento científico, académico e de gestão, para o desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras para a transição da economia circular aplicada à gestão sustentável das águas residuais.
Estão presentes para além da EMAS de Beja vários parceiros Europeus da Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica e Suécia mas também de fora da Europa com destaque para África do Sul e Etiópia. Um dos principais pontos fortes do TransForCE é a diversidade e experiência dos parceiros envolvidos e das práticas utilizadas no saneamento de águas residuais orientados para uma economia circular.
Segundo a EMAS de Beja, “os objectivos do consórcio “TransForCE” estão alinhados com as estratégias da Comissão Europeia para o desenvolvimento sustentável e um dos maiores desafios consiste em promover investimentos e executar projectos destinados a valorizar as águas residuais através da produção de soluções inovadoras no âmbito de estratégias orientadas de economia circular de base biológica nas zonas urbanas.”

















