Empresa de Portalegre desenvolve biopesticida inovador e expande-se para o Brasil

Mosquitos

A empresa alentejana “SME EntoGenex Europe” está a desenvolver um biopesticida inovador com potencial disruptivo, visando insetos que são prejudiciais às culturas brasileiras.

Como uma das 120 empresas que receberão financiamento InnoWWide, a EntoGenex está agora a caminho de entrar o complexo mercado de inseticidas contra mosquitos com um valor global estimado de 8 bilhões de euros.

Ao que se sabe, este pesticida poderá ser uma alternativa aos pesticidas químicos. sendo esta altamente eficaz, não tóxica para outras espécies e amiga do ambiente.

Sabe-se ainda que a EntoGenex melhorou mais uma vez sua solução, ou seja, com seu biolarvicida voltado para larvas de mosquitos já existentes no mercado, ampliou seu foco de expansão para o setor agrícola e oportunidades emergentes no mercado de gado.

De forma a poder entrar no mercado brasileiro, a empresa alentejana juntou-se à EMBRAPA, uma das maiores empresas de P&D agropecuária do mundo e especializada no mercado agropecuário brasileiro.

Assim, o projeto conjunto realizado no âmbito da bolsa InnoWWide especificou quatro aspectos principais: tecnológico, regulatório, propriedade intelectual e mercado.

Com esta parceria a empresa de Portalegre avançará no projeto de pesquisa e desenvolvimento de um novo produto. Um dos próximos passos será analisar e explorar a tecnologia desenvolvida na Europa contra pragas que prejudicam o gado.

Recordem-se que a Entogenex Europe foi constituída a 16 de fevereiro de 2018, tendo ficado sediada, inicialmente em incubação virtual, na incubadora BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre do Politécnico de Portalegre. Esta empresa de Portalegre, agrega as competências e conhecimentos da tecnologia bioquímica e genética, bem como do mercado de dispositivos inseticidas e pesticidas a nível global. Este projeto resulta de um processo iniciado há alguns anos envolvendo diversos intervenientes diretos e indiretos, nomeadamente as empresas Biolotus Biotech, Finao Biotech e a Entogenex International.

De salientar ainda que a Entogenex é detentora de um conjunto de patentes, conhecimentos e produtos de biotecnologia orientados para o controlo de mosquitos transmissores de doenças e de pestes originadas por insetos.