Em Vila Viçosa já decorre a testagem à Covid-19 oferecida pela Autarquia

Testagem em Vila Viçosa

Tal como noticiámos, a Câmara Municipal de Vila Viçosa adquiriu à Cruz Vermelha Portuguesa mil testes rápidos à Covid-19, sendo que até ao momento já foram realizados 300 testes.

“Atento o recente aumento de casos de Covid-19 em Vila Viçosa, e de forma a continuar e a consolidar o trabalho já realizado no sentido de minimizar o impacto da pandemia, a Câmara Municipal, no âmbito de um contrato com a Cruz Vermelha Portuguesa, promoveu a aquisição de 1.000 testes de diagnóstico de leitura rápida para deteção de antigénio COVID-19 para o SARS-Cov-2”, explica em comunicado.

Refere ainda que “este processo de testagem, que utiliza as técnicas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, tem como principais destinatários os funcionários e os colaboradores da autarquia, bem como a população em geral, cujo início da campanha teve lugar no dia 28 de outubro”.

Assim, “o plano em curso, que decorrerá até ao dia 30 de outubro em Vila Viçosa e nas freguesias, permite reforçar, consideravelmente, a capacidade produtiva de testagem à Covid-19 no nosso concelho, de forma gratuita, e aumentar expressivamente a capacidade de resposta atual, tendo já sido realizados cerca de 300 testes, até ao dia 29 de Outubro”.

“Tendo em consideração que a maioria dos novos casos derivam de transmissão comunitária, resulta muito importante a realização deste tipo de testes, como uma medida fundamental para evitar a ampliação da circulação do vírus, já que a forma mais eficaz de salvar vidas é precisamente quebrar a cadeia de transmissão”, refere a autarquia em comunicado.

“Neste sentido, todos os interessados em efetuar o teste de despiste à Covid 19, poderão ainda inscrever-se: no Balcão Único da Câmara Municipal; nas Juntas de Freguesia do concelho; ou através do seguinte endereço eletrónico: geral@cm-vilavicosa.pt. No momento da inscrição, deverão facultar o número de utente de saúde, o número de telefone e o endereço de e-mail (facultativo)”, recomenda.