Em Viana do Alentejo há equipa multidisciplinar acompanha utentes séniores à distância

Acompanhamento de séniores em Viana do Alentejo

No concelho de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, existe uma equipa multidisciplinar que está a acompanhar os idosos do concelho.

O Clube de Saúde Sénior de Viana do Alentejo, que iniciou no passado dia 1 de outubro a temporada 2020/2021, com um novo formato de funcionamento, adaptado às restrições atuais, mantém o acompanhamento aos utentes mesmo à distância, através da equipa multidisciplinar que operacionaliza o projeto.

Depois de realizadas, em outubro, as primeiras avaliações físicas e de bem-estar a todos os utentes inscritos, cujos relatórios individuais vão ser enviados para cada utente, estes têm disponível no Meo Canal e no Youtube um vídeo com um conjunto de atividades que podem efetuar em casa e que os incentiva a manterem-se ativos.

 Assim, de forma a acompanhar os trabalhos executados pelos utentes, a equipa multidisciplinar do Clube de Saúde Sénior efetua, quinzenalmente, um contacto com o objetivo de apoiar e esclarecer as dúvidas que possam surgir.

Entretanto, a segunda fase das avaliações irá realizar-se no próximo mês de dezembro.

Recorde-se que o Clube de Saúde Sénior é um programa da responsabilidade do Município de Viana, dinamizado por uma equipa multidisciplinar com vista a melhorar os índices de saúde, bem-estar e qualidade de vida da população sénior do concelho, através da prática regular de exercício físico. O projeto resulta de uma parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade local, a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Aguiar.