Em Novembro, o Baixo Alentejo recebe a III Regata Odiana, que foi apresentada esta quinta-feira (c/fotos e vídeo)

A Delegação de Évora da “Turismo Alentejo” recebeu, esta quinta-feira (24 de Outubro), a apresentação da 3ª edição da “Regata Odiana”, um evento que se realiza entre os dias 15 e 17 de Novembro, na Barragem do Pedrogão (Moura), no distrito de Beja.

Esta conferência de apresentação contou com a presença do Diretor Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude – Miguel Rasquinho, do Representante da Câmara Municipal da Vidigueira – Pedro Silva, do Director do Gabinete de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da EDIA – João Martins, do Vice-Presidente do Grupo União Safarense – João Vidigal e do Diretor Geral da VNautica – António Vidigal.

Nesta conferência, Diretor Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Miguel Rasquinho, afirmou que  “é um evento que merece o maior respeito, sendo uma regata feita no Alentejo. Um dos nossos objetivos é a massificação do desporto por todas as pessoas, e esta prova está inserida nesse contexto. Fico satisfeito ao ver o Desporto Escolar e Inclusivo no programa deste evento. É uma área onde o IPDJ tem investido, com muitos programas e apoios.”

Por sua vez, João Martins, da EDIA, referiu que o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva “criou um contexto favorável para o desenvolvimento sustentável, potenciando inúmeras fileiras económicas, nomeadamente o turismo e a possibilidade de Desportos náuticos naquela região. A própria EDIA em parceria com outras entidades, nomeadamente com a Desporto escolar e agrupamentos escolares, procura dinamizar práticas desportivas associadas aos planos de água envolvendo os jovens e comunidade escolar. Posto isto, tínhamos de nos associar a esta iniciativa, à qual damos os parabéns.”

Para o Vice-Presidente do Grupo União Safarense,  João Vidigal, este projecto tem vindo a crescer, sendo que “nas últimas edições percebemos que tínhamos de ter um programa mais alargado, com atividades diferentes da regata e que envolvessem as escolas e toda a comunidade. Estas sinergias são essenciais para o desenvolvimento do evento e da própria modalidade.”

Por vim António Vidigal, Diretor Geral da VNautica, esclareceu que “esta Regata Odiana é uma prova de longa distância, com 16km, única na Europa Ocidental. Neste momento temos 21 atletas inscritos, alguns olímpicos e estrangeiros. As inscrições continuam abertas e estamos a prever a participação de 40 a 50 Atletas. Quero aproveitar para agradecer a todos os parceiros que nos acompanham desde o início e a todos os que se juntaram ao projeto este ano, contribuindo para a sua realização e crescimento.”

De referir que o principal destaque do evento é a Prova de Skiff (1 Remador) – Longa Distância (16 Km), onde participam alguns Atletas de referência do Remo (Nacionais e Internacionais), como Pedro Fraga, Nuno Mendes, Joana Branco, Diana Dymchenko, Bartłomiej Gasparski, Dariusz Sojka, William Woods, entre outros.