
Assinala-se neste mês de novembro, o Dia Aberto do Parque Natural do Vale do Guadiana que contará com várias atividades, onde se inclui um webinar.
O Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG) situa-se no vale médio do rio Guadiana, em território pertencente aos concelhos de Mértola e Serpa, possuindo um evidente interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural.
Assim, no dia 16 de novembro terá lugar um webinar subordinado ao tema “A água, o montado e a conservação do solo”.
Este webinar terá o seguinte programa:
14:30 – Abertura
– Sessão de abertura: Olga Martins, Diretora Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Alentejo / ICNF
Moderadora: Isabel Santos, ICNF
• LIFE DesertAdapt e LIFE LiveAdapt – Experiências de adaptação às alterações climáticas ao nível das explorações agrícolas, pecuárias e florestais, Maria Bastidas, ADPM
• Plantar Água – a WWF no restauro da bacia do Guadiana, Afonso do Ó, ANP/WWF
• Efeitos das alterações climáticas nos atributos e funcionamento de ecossistemas naturais de Portugal, Jorge Durán, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
• Boas práticas no combate à desertificação em ecossistemas de Montado, Guilherme Santos, ICNF
16:45 Debate e encerramento