Terça-feira, Junho 6, 2023
Pub

Em Estremoz debateu-se o “novo paradigma dos incêndios” (c/fotos)

Mais notícias

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolheu, este sábado, um seminário sobre o “Novo Paradigma dos Incêndios Rurais”.

Este evento integrado nas comemorações dos 90 anos dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, contou com vários especialistas que abordarão a temática dos incêndios rurais.

Na sessão de abertura estiveram presentes o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, o comandante Regional de Emergência e Proteção Civil, José Ribeiro, o comandante dos Bombeiros de Estremoz, Carlos Machado, o presidente da Associação dos Bombeiros de Estremoz, Carlos Ferreira, bem como Fábio Godinho, Bombeiros de Estremoz e membro da organização do seminário.

Segundo nos explicou o comandante dos Bombeiros de Estremoz, Carlos Machado, “o seminário está inserido nas comemorações dos 90 anos do Bombeiros de Estremoz e entendemos realiza-lo de forma a debater um tema bastante permanente”, acrescentando que “o novo paradigma dos incêndios rurais é um tema atual e que preocupa a todos em geral, não só os bombeiros enquanto intervenientes ativos nestas situações, mas também todas as outras entidades que pela sua natureza, também são obrigadas a intervir nestas situações”.

O Comandante disse que com este seminário pretendemos “trocar impressões, ouvir quem estuda estes temas, quem avalia todas estas alterações que se estão a verificar em termos climáticos e os seus efeitos, aquilo que obriga na alteração em termos de organização operacional das dos teatros de operações, aquilo que leva em termos de apoio logístico e organização dos serviços municipais e por isso é bom que se troquem impressões”.

Questionado se o novo paradigma dos incêndios rurais preocupa, Carlos Machado afirmou que “naturalmente que preocupa, basta observarmos o que tem sido nos últimos anos as características dos incêndios rurais, pela sua dimensão, pela sua rapidez, pelo efeito que têm sobre as populações, pelos prejuízos que causa, quer em termos económicos, quer em termos ambientais, o risco que está aos intervenientes diretos e também diretos e população, portanto, e parece que é um tema mais que atual e mais premente e que deve ser falado e divulgado.

Já sobre a preparação dos Bombeiros de Estremoz e até do Alentejo para o novo paradigma, o Comandante dos Bombeiros de Estremoz disse que “nem os de Estremoz, nem os bombeiros do Alentejo, nem os outros estão preparados, pelo que, temos que nos atualizar, adaptar, aprender para que estas situações que nos estão a aparecer gradual e futuramente sejam debeladas ou ultrapassadas com a máxima eficácia e com menos prejuízo possível.

Para o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, o evento realizado é “meritório, pois conseguiu reunir vários especialistas para debater um tema que é emergente e que é imprescindível que que cada vez mais se troquem informações, saberes, competências. Temos a noção que o ambiente e as alterações climáticas nos têm trazido frequentemente e cada vez cada vez à escala global, grandes complicações e por isso há que saber resolver as situações por isso é bom que haja esta troca de opiniões.

Fique de seguida com algumas imagens da sessão de abertura do seminário, numa reportagem de Hugo Calado

- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -
- Pub -

Outras noticias

O tempo para hoje… 6 de junho

Depois de uma segunda-feira sem chuva em grande parte do Alentejo, esta terça-feira prevê-se alguns períodos de chuva ao...