Em Cuba promovem-se os direitos da criança com uma caça ao tesouro

Caça ao tesouro

De forma a comemorar o 32º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, o “Cuba (Con)Vida CLDS 4G da Associação Terras Dentro, em conjunto com alunos e alunas da Escola Profissional de Cuba e com a CPCJ de Cuba, têm estado a realizar, nas escolas do concelho, caças ao tesouro pedagógicas.

As atividades, que contam com o apoio do Agrupamento de Escolas de Cuba e do Município de Cuba, envolvem todos os pólos educativos do Município de Cuba. Os alunos e alunas do 1º e 2º anos dos Cursos Técnico de Ação Educativa, e os do 3º ano do Curso Técnico de Apoio à Infância da Escola Profissional de Cuba, os seus docentes, o projeto Cuba (Con)Vida CLDS 4G da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e a CPCJ de Cuba criaram kits pedagógicos que permitem dinamizar atividades, em formato Caça ao Tesouro, com crianças desde os 2 até aos 15 anos, aproximadamente.

Célia Escrevente, Coordenadora do Cuba (Con)Vida CLDS 4G, explica que “estes kits contêm diversas atividades pedagógicas, cada uma relativa a um Direito consagrado na Convenção, sendo apresentadas em formato pista de Caça ao Tesouro, as quais estão adequadas às especificidades de cada ciclo de ensino”, acrescentando que “os kits incluem um guião pedagógico com a descrição detalhada de todas as atividades e sugestões de exploração das mesmas, bem como todas as pistas e os materiais necessários para dinamizar Caças ao Tesouro, sobre esta temática, de forma autónoma. O nosso objetivo é, junto dos mais novos, fomentar a reflexão e aumentar os seus conhecimentos em relação à Convenção e aos Direitos das Crianças nela incluídos, de uma forma lúdica e divertida para eles”.

Após a dinamização da atividade, cada turma receberá um tesouro, que serão brinquedos para a turma, com vista ao exercício do Direito ao lazer (Artº 31º), previsto na Convenção, e um kit, que será entregue dentro de um tradicional talego, tendo cada um sido decorado pelos meninos e meninas do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Cuba.

Através deste projeto, onde o Cuba Con)Vida CLDS 4G se integra, procura-se unir todos os ciclos educativos do Município de Cuba, desde a creche ao ensino secundário, em prol da promoção dos Direitos das Crianças.