Em Borba vai haver um programa que vai combater o isolamento de pessoas idosas

Em Borba vai haver um programa que vai combater o isolamento de pessoas idosas

O Serviço de Ação Social do Município de Borba lançou, esta semana, um novo projeto na área do envelhecimento e do apoio à população idosa.

Trata-se do Projeto «Tempo de cuidar», um projeto de intervenção promotor do envelhecimento ativo e de combate ao isolamento social da pessoa idosa.

De acordo com a informação que nos chegou, este projeto contempla duas ações prioritárias:

– «Conversas à Janela» que prevê a intervenção e monitorização de idosos isolados no Concelho de Borba, tendo por objetivo identificar as necessidades, solucionando-as e/ou encaminhando tendo em conta as problemáticas identificadas. É também objetivo desta ação aproximar diferentes gerações, proporcionando momentos de interação, partilha e transmissão de valores. No âmbito desta ação o Município de Borba irá efetuar visitas regulares aos idosos referenciados nos Censos Sénior da GNR.

– «Envelhecer com saúde» tem por base a promoção do envelhecimento ativo, com a dinamização de atividades para os idosos (institucionalizados ou não), através da realização de jogos tradicionais, concursos, organização de visitas, atividades inter-geracionais, atividades desportivas, entre outras atividades que promovam o envelhecimento ativo da população idosa do Concelho.