Em audiência, Papa pede a Arcebispo de Évora para pedir “a Nossa Senhora que nos ajude”

Arcebispo de Évora encontrou-se com o papa
Foto: D.R.

No final do mês de setembro, o Arcebispo de Évora,  D. Francisco José Senra Coelho, durante a sua deslocação a Roma ao serviço da Arquidiocese de Évora, participou na audiência pública semanal do Papa Francisco, que decorreu no Pátio de São Dâmaso.

Em declarações ao semanário “a defesa”, o Prelado eborense partilhou o cumprimento afectuoso e a conversa de uns “breves de minutos” que teve com o Santo Padre, dada a circunstância de ser o único Bispo presente naquela audiência.

O Santo Padre quis saber como é que nós os Bispos estamos a preparar Portugal para as Jornadas Mundiais da Juventude, agendadas para 2023”, explicou, adiantando que o Papa disse que “é importante que tenhais coragem, que sejais fortes para levarmos a efeito este evento. Não nos podemos esquecer que o ano de 2025, na tradição da Igreja, é um Ano Santo, um Ano Jubilar, e precisaremos do ano de 2024 para o preparar. Por isso, é necessário que o ano de 2021 e 2022 sejam de intensa preparação das Jornadas porque é muito importante para a Igreja que elas aconteçam em 2023. Vamos pedir ao Senhor, pede a Nossa Senhora de Fátima que nos ajude a ter possibilidade perante a pandemia de viver as Jornadas, mesmo que as tenhamos que viver em contexto de pandemia”.

Eu disse ao Papa que nós estamos muito entusiasmados, que estamos a trabalhar, com o Say Yes, com os adolescentes, com os jovens universitários e com os jovens ligados aos vários Movimentos. Portanto, todos estamos empenhados. E o Papa sorriu e fez um sinal de bênção e de alegria e disse ‘Portugal tem que estar preparado para acolher e tem que ser um País de braços abertos para a Europa, para a América e não vos esqueçais de África’. Foi este pequenino encontro que se passou com grande alegria para mim e com uma actualidade enorme”, concluiu o Arcebispo de Évora.

Fonte: Arquidiocese de Évora / “a Defesa”