Em 2022, o número de fogos licenciados em construções novas aumentou 1% no Alentejo

O número de licenças para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais, no primeiro mês de 2023 totalizaram 1.505, o que traduz uma queda de 11,1%, em termos homólogos. Já no que concerne ao número de fogos licenciados em construções novas regista-se, neste mês, uma subida de 5,5%, em termos homólogos, para 2.725, revelou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Publicas (AICCOPN).

Ainda segundo os dados disponibilizados pela AICCOPN, relativamente à concessão pelas instituições financeiras de novos créditos à habitação, assiste-se, em janeiro de 2023, a um aumento de 16,5%, face a igual mês do ano passado, perfazendo 1.385 milhões de euros, apesar do aumento de 1,38 pontos base na taxa de juro implícita no crédito à habitação.

Em janeiro, o valor mediano da avaliação da habitação estabelecido para efeitos de crédito bancário registou uma valorização de 14,9%, em termos homólogos, em face de variações de 16,4% nos apartamentos, e de 11,1% nas moradias.

No Alentejo, o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em janeiro de 2023 foi de 1.189, valor que traduz um aumento de 1% face aos 1.177 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 8% são de tipologia T0 ou T1, 17% são de tipologia T2, 48% de tipologia T3 e 27% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação verificou-se, nesta

Mais notícias

Ginásio municipal nos Bombeiros de Monforte reabre após obras: “Chovia quase como na rua”

O Ginásio Municipal de Monforte, situado nas instalações dos Bombeiros Voluntários, reabriu a 14...

Sousel: ACDC Cano requalifica balneários e complexo desportivo

A Associação Cultural e Desportiva de Cano (ACDC Cano), no concelho de Sousel, está...

Utentes exigem reparação de troço da EN120 no concelho de Santiago do Cacém

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santiago do Cacém voltou...

Trânsito condicionado na EN264 em Santana da Serra (Ourique) até 9 de outubro

A circulação rodoviária na Estrada Nacional 264 (EN264), na freguesia de Santana da Serra,...

Casas à venda ficam 13,2% mais caras no Alentejo e Évora regista subida de 20,3% num ano

Os preços das casas à venda no Alentejo aumentaram 13,2% em setembro, em termos...

IP lança concurso de 12 milhões para reabilitar ponte entre Nisa e Vila Velha de Ródão

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público, com um preço base de...

Câmara de Serpa contrata projeto de requalificação da Escola Básica de Vila Verde de Ficalho

A Câmara Municipal de Serpa assinou, a 15 de setembro, o contrato para a...

ER2 cortada junto à Ribeira do Escoural durante 150 dias a partir de segunda-feira

A ER2 vai ser totalmente cortada ao trânsito, a partir de segunda-feira, 28 de...

Trânsito condicionado na EN263 em Aljustrel devido a trabalhos de pavimentação

A circulação rodoviária na Estrada Nacional 263 (EN263), no concelho de Aljustrel, vai estar...