A valorização de subprodutos de biomassa da produção agrícola é o tema de um seminário que vai decorrer em Elvas (Portalegre), esta terça-feira, promovido CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo.
Segundo o CEBAL, o evento, intitulado “Bioeconomia Circular no Setor Agrícola”, é promovido em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a partir das 14:30, na Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), integrada naquele politénico.
A iniciativa integra um ciclo de seminários, a acontecer em vários locais do Alentejo, com o objetivo de sensibilizar e transferir conhecimento naquela área para um maior número de produtores, tal como capacitar jovens estudantes.
Os promotores querem “contribuir para a sustentabilidade económica e para a transição para um bioeconomia circular no setor vitivinícola”, dando a conhecer as possíveis estratégias de valorização de subprodutos do setor – nomeadamente processos de tratamento e valorização de águas residuais, como excedentes agrícolas da produção da uva – que resultam da investigação desenvolvida por várias instituições académicas.