Elvas e Badajoz receberam as cerimónias de reabertura das fronteiras. Veja as imagens (c/fotos)

Depois de terem sido encerradas a 16 de Março, devido à Covid-19, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha reabriram, esta quarta-feira, com toda a pompa e circunstância.

Uma reabertura que contou com as mais altas figuras dos estados Português e Espanhol, nomeadamente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Rei de Espanha, Filipe VI, o Primeiro Ministro de Portugal, António Costa e o Primeiro Ministro de Espanha, Pedro Sánchez.

Foram duas cerimónias algo semelhantes, a primeira cerimónia decorreu no Museu Arqueológico de la Alcazaba de Badajoz e a segunda no Castelo de Elvas. Em ambas as cerimónias, ouviram-se os Hinos Nacionais de ambos os países, para depois os representantes de Portugal e Espanha realizarem um pequeno passeio e apreciarem a paisagem. No final de cada visita, houve direito a fotografia de família.

No final de tudo, António Costa e Pedro Sanchez prestaram algumas declarações ao batalhão de jornalistas presentes, tendo o Governante Espanhol referido que “o primeiro que queria transmitir é a imensa felicidade que manifesto em nome do governo de Espanha por estar aqui com o Governo português a reabrir umas fronteiras que esperemos que jamais tenham de voltar a ser encerradas como consequência de uma pandemia”.

Já António Costa salientou que, “a Europa de hoje precisa de uma mensagem positiva e de estes dois países que não veem a abertura das fronteiras como uma ameaça”, ressalvando ainda que é necessário manter os cuidados, uma vez que o novo coronavírus ainda circula.

Fique de seguida com algumas imagens destas duas cerimónias, numa reportagem de Hugo Calado: