InícioCulturaElvas acolhe segunda edição...

Elvas acolhe segunda edição do encontro literário ALERtejo este fim de semana

A segunda edição do evento ALERtejo – Encontro Literário de Elvas vai decorrer nesta cidade, até domingo, como “espaço de partilha, diálogo e valorização da literatura nas suas múltiplas expressões”, divulgou a organização.

Com um programa “diversificado e de qualidade”, segundo um comunicado dos promotores, o evento pretende “celebrar a palavra e a cultura raiana”, procurando “aproximar autores, leitores e amantes da literatura” e “afirmar o Alentejo como ponto de encontro cultural”.

A iniciativa é organizada pelos escritores Elizabete Agostinho e Nuno Franco Pires, com o apoio da Câmara de Elvas, no distrito de Portalegre, e de várias empresas da região.

O ALERtejo nasceu da convicção de que “a literatura é capaz de atravessar barreiras — geográficas, sociais, linguísticas — e de criar ligações profundas entre aqueles que a vivem”, disseram os promotores.

“Sede de memórias, muralhas e património, Elvas é também espaço de travessia”, referiu a organização, acrescentando que, nesta segunda edição, o evento literário afirma-se como “um encontro cultural marcado pela proximidade, a multiculturalidade e o espírito de partilha”.

A abertura está marcada para as 21:00 de sexta-feira, no Hotel Vila Galé, com a tertúlia “O Falar Alentejano” e acompanhamento musical de Os Tutimeia.

 No sábado, na Casa da Cultura, a partir das 10:30, vai decorrer a Feira do Livro e o ateliê de artes plásticas “Os Avós, histórias contadas, memórias desenhadas”, dinamizado por Joana Gancho e António Pereira.

Segue-se a apresentação da segunda edição do Concurso Literário Paula Calado e a tertúlia “O papel das bibliotecas do interior do país na divulgação da literatura”, que reunirá profissionais de várias instituições regionais.

O colóquio histórico “1524: Las Juntas de Badajoz y Yelbes” também está agendado para sábado, durante a tarde, assim como uma conversa com o escritor Álvaro Curia, a propósito do seu novo livro “No Brasil não há Leões”, e um encontro com Nuno Duarte, vencedor do Prémio Leya 2024 com o livro intitulado “Pés de Barro”.

O programa de sábado culmina com um Encontro de Poesia Raiana, no Stand’Arte, reunindo poetas de Elvas, Badajoz, Campo Maior e Olivença, num “momento único de criação transfronteiriça”, de acordo com a organização.

A Casa da Cultura acolhe igualmente, no domingo, atividades do ALERtejo, como a apresentação do livro bilingue “Notas para não esconder a luz”, da autoria de Faustino Lobato Delgado, ou a tertúlia “O papel dos clubes de leitura na divulgação da literatura”, com Rosária Casquinha Silva, Patrícia Cerutti e Vitória Medalhas.

Um almoço literário, com o escritor Francisco Moita Flores e moderado por Nuno Franco Pires e Elizabete Agostinho, marca o enceramento da iniciativa.

Mais notícias

Politécnico de Portalegre lança concurso de 5,7 milhões para novo campus em Elvas

O Instituto Politécnico de Portalegre lançou um concurso público para a renovação e ampliação...

Elvas atrai investimento de 2,5 M€ para novo hotel de quatro estrelas

Um hotel de quatro estrelas, composto por 13 suítes, vai ser construído em Elvas,...

Presidente da ULS do Alto Alentejo critica iniciativa do PS, mas reconhece constrangimentos nas urgências

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo,...

Évora_27 leva “Revelação” à Sé e “MA” ao Salão Central Eborense em noite de programação dupla

Évora_27 – Capital Europeia da Cultura apresenta, no dia 18 de julho, uma noite...

Feira de S. Boaventura arranca em Arraiolos com Buba Espinho e General Tempestade

A Feira de S. Boaventura arranca esta sexta-feira, 10 de julho, em Arraiolos, com...

Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal recebe 1700 livros após carta escrita por crianças

A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal recebeu 1700 livros infantojuvenis doados pela LeYa,...

Montemor-o-Novo: Festival de Lavre com três dias de música, tradição e cultura

Música, tradição e cultura são os ‘ingredientes’ do Festival de Lavre, que vai decorrer...

Noites no Lago levam quatro espetáculos ao Lago do Gadanha em Estremoz

O Lago do Gadanha, em Estremoz, recebe, entre 11 de julho e 1 de...

Fotografias de António Carrapato desvendam memórias e segredos da muralha de Évora

Memórias e segredos da muralha de Évora são desvendados numa exposição de fotografia de...

Mais visto