E se tivesse a oportunidade de visitar a Presidência do Conselho de Ministros?

Este sábado, dia 18 de Janeiro, entre as 15h e as 18h, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) abre as portas ao público em geral para visitas ao edifício e à exposição de trinta caricaturas de Fernão de Magalhães, integradas na edição de 2019 do PortoCartoon World Festival.

Segundo a informação que nos chegou, “o evento, que reafirma e promove relação da SGPCM com a sociedade civil,  conta com a presença do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e do Presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação, José Marques.”

Recordamos que, Fernão de Magalhães, figura mundial da história dos Descobrimentos, que há 500 anos iniciou a primeira viagem de circum-navegação, foi homenageada por dezenas de artistas de humor de vários países. Patentes nesta mostra estão obras de artistas de todos os continentes, designadamente do Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Egipto, Espanha, Indonésia, Emiratos Árabes Unidos, Irão, Itália, Perú, Polónia, Portugal, Quénia e Rússia.

No âmbito do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon World Festival, sector criado pelo Museu Nacional da Imprensa em 2013, a figura de Magalhães teve larga repercussão no meio artístico.

Este prémio especial homenageou, nas edições anteriores, figuras como Chaplin, Picasso, Hemingway, Woody Allen, Mandela, Bob Dylan, Guterres, Saramago, Manoel Oliveira, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo e Amália, entre outras.

A exposição, com a curadoria do Director do Museu, Luiz Humberto Marcos, é promovida em parceria com a Estrutura da Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-navegação.