InícioCulturaDuas mil crianças levam...

Duas mil crianças levam a tradição da ronca ao Coliseu de Elvas

Cerca de duas mil crianças dos agrupamentos e escolas do concelho de Elvas vão tocar a ronca, esta terça-feira, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no âmbito do projeto «Viver a Tradição!», promovido pela ARKUS – Associação Juvenil.

A iniciativa decorre durante o período da manhã, entre as 9h00 e as 12h00, e deverá reunir aproximadamente 1800 participantes, entre crianças, encarregados de educação e profissionais da área educativa.

Encontro intergeracional no Coliseu de Elvas

O momento central do evento acontece quando todas as crianças cantarem em conjunto com o grupo Roncas D’ Elvas, interpretando músicas natalícias acompanhadas pela ronca, instrumento musical tradicional da região.

Esta ação pretende proporcionar às crianças o contacto direto com uma prática cultural local, envolvendo a comunidade educativa num espaço de grande dimensão do concelho.

Preservar a tradição de «cantar ao Menino»

Elvas manteve, ao longo de gerações, a tradição de «cantar ao Menino» na época natalícia, acompanhada pela ronca. Com o passar do tempo, esta prática foi perdendo expressão, sobretudo junto das gerações mais novas.

O projeto «Viver a Tradição!» surge com o objetivo de preservar e valorizar esta herança cultural, promovendo a sua transmissão às crianças e reforçando a ligação entre a escola, a comunidade e as tradições locais.

Mais notícias

Museu Berardo Estremoz celebra 6.º aniversário com entrada gratuita e atividades para famílias

O Museu Berardo Estremoz celebra, no próximo sábado, 25 de julho, o seu sexto...

Vicente Besugo: Centro assinala 46 anos da morte e reforça preservação da obra

O Centro de Estudos e Experimentação Artística Vicente Besugo (CEEAVB) assinalou, esta segunda-feira, 20...

Avis: Feira Franca entre sexta-feira e domingo

Os músicos Richie Campbell, HMB, Badoxa, Os Quatro e Meia e Luís Trigacheiro são...

Academia de Verão junta jovens de três países e apresenta musical Mamma Mia! em Portel

A terceira edição da Academia de Música e Artes de Verão termina em Portel...

Batalha de Ourique celebrada em Castro Verde e Ourique

O 887.º aniversário da Batalha de Ourique vai ser celebrado, no próximo sábado, com...

Elvas recebe I Simpósio Internacional de Enfermagem Forense em novembro

Elvas vai receber, no dia 6 de novembro de 2026, o I Simpósio Internacional...

Gala do Cante encerra Monsaraz Museu Aberto no último dia da bienal

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto termina este domingo, 19 de julho,...

Festas de Alvito decorrem de 31 de julho a 2 de agosto com música, largadas e brunch alentejano

As Festas de Alvito realizam-se entre 31 de julho e 2 de agosto, no...

Feira do Chocalho 2026 leva Fernando Daniel, Carrilhão LVSITANVS e Em Casa D’Amália a Alcáçovas

A Feira do Chocalho regressa a Alcáçovas entre os dias 24 e 26 de...