O 12.º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana realiza-se em Alcáçovas (Viana do Alentejo), no dia 5 de dezembro, integrado na Mostra de Doçaria da freguesia. A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Alcáçovas.
O concurso é dirigido aos expositores presentes na Mostra de Doçaria e tem como objetivo divulgar e preservar a doçaria tradicional portuguesa. A organização pretende também incentivar o empreendedorismo e garantir a transmissão do «saber fazer» às gerações mais novas, preservando as receitas originais.
Os três produtos mais bem classificados ficarão em exposição até ao final do certame. O júri será composto por três elementos convidados em função das suas áreas profissionais: o Provedor José Casas-Novas, em representação da Confraria Gastronómica do Alentejo, o chef João Caeiro, de Évora, e a doceira Esmeralda Gouveia, de Santana do Mato, concelho de Coruche.
A Mostra de Doçaria de Alcáçovas decorre de 5 a 8 de dezembro. O evento é promovido pelo Município de Viana do Alentejo, com apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Confraria da Doçaria Conventual do Alentejo e da Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior.
As inscrições para o concurso estão abertas até 19 de novembro. As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail gadecon@cm-vianadoalentejo.pt. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo número 961 369 126.



















