InícioÚltimasDoar sangue, salvar vidas:...

Doar sangue, salvar vidas: estudantes de Évora promovem campanha solidária

Com os hospitais a enfrentarem uma escassez crescente de reservas de sangue, iniciativas de doação tornam-se essenciais para garantir o atendimento a doentes que necessitam de transfusões.

Consciente da urgência desta causa, a comunidade escolar de Évora organizou, no dia 24 de fevereiro de 2025, uma campanha de doação de sangue promovida pelos alunos da Escola Secundária Severim de Faria e da Escola Básica de São Mamede. A ação, realizada em parceria com o serviço de imunohemoterapia do Hospital de Évora, contou ainda com o apoio da Associação Aldeia das Ciências e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação de sangue, a campanha procurou também educar os mais jovens para a relevância deste ato solidário, incentivando a criação de um hábito regular de doação. “Mais do que uma ação pontual, pretendemos que esta campanha incentive um compromisso anual, motivando a comunidade a contribuir para esta causa vital”, Diana Valadas.

O evento insere-se num contexto em que os serviços de saúde têm alertado para a diminuição preocupante do número de dadores. “Esta redução, que se tem agravado nos últimos meses, coloca em risco milhares de doentes que dependem deste recurso vital para tratamentos, cirurgias, partos e situações de emergência”, alerta a organização da campanha.

Diana Valadas, estudante do Curso Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria e responsável pelo Núcleo de Voluntariado Jovem, sublinhou a importância da campanha no contexto escolar. “Decidimos trazer esta iniciativa para a escola porque queremos educar as crianças desde cedo para a consciencialização sobre a doação de sangue. O objetivo é que, quando tiverem idade para doar, já saibam o impacto que esse gesto pode ter”, explicou.

A estudante destacou ainda que a campanha teve boa adesão, embora algumas pessoas não pudessem doar por razões de saúde. “Temos tido a participação de pais, alguns professores e membros da comunidade que tomaram conhecimento da iniciativa através das redes sociais”, acrescentou.

Entre os dadores esteve Inês Ferreira, de 25 anos, que doou sangue pela primeira vez. “Já conhecia o processo, mas estava um pouco receosa. No final, correu tudo bem, senti-me segura e percebi o quão importante é este gesto”, partilhou. O processo, segundo Inês, envolveu o preenchimento de um formulário, medição da glicemia e tensão arterial, seguido da recolha do sangue. “Senti-me ligeiramente zonza, mas rapidamente recuperei. Valeu a pena contribuir”, afirmou.

A campanha pretende continuar no futuro, com o intuito de formar dadores regulares e aumentar a participação da comunidade. “Queremos que este projeto aconteça mais vezes, de forma a tornar os dadores assíduos, porque temos muita falta de sangue”, salientou Diana Valadas.

Os organizadores destacaram que doar sangue é um processo simples, seguro e essencial para salvar vidas, podendo uma única doação ajudar até três pessoas. “Com esta campanha, pretendemos reforçar as reservas hospitalares da região e mobilizar a comunidade para a importância deste gesto solidário”, concluiu a nota de imprensa.

Os alunos e entidades envolvidas reforçam o apelo à participação em futuras edições, sublinhando a importância do gesto para o reforço das reservas hospitalares da região. “A continuidade da iniciativa dependerá também do apoio e da divulgação por parte dos meios de comunicação social”, acrescentaram os organizadores.

Fique com algumas imagens desta iniciativa:

Mais notícias

Universidade de Évora promove concerto solidário de flamenco para apoiar estudantes

A Universidade de Évora promove, no próximo domingo, 12 de julho, um concerto solidário...

Insolvências aumentam em Beja, Évora e Portalegre no primeiro semestre de 2026

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram um aumento das insolvências declaradas durante...

Évora_27 leva “Revelação” à Sé e “MA” ao Salão Central Eborense em noite de programação dupla

Évora_27 – Capital Europeia da Cultura apresenta, no dia 18 de julho, uma noite...

Câmara de Évora adota novas medidas face a problemas de limpeza e higiene públicas

A Câmara de Évora vai adotar um conjunto de medidas para enfrentar problemas de...

Fotografias de António Carrapato desvendam memórias e segredos da muralha de Évora

Memórias e segredos da muralha de Évora são desvendados numa exposição de fotografia de...

Audiovisual ajuda a promover o Alentejo: José Manuel Santos destaca impacto de «Millennial Mal» na projeção da região

A apresentação da série luso-espanhola «Millennial Mal», realizada esta quarta-feira em Évora, serviu também...

O que o elenco de «Millennial Mal» disse sobre Évora na apresentação da série

A estreia de «Millennial Mal», série luso-espanhola que chega à RTP1 e à Filmin...

«Évora não foi apenas cenário: Ajudou a construir a história de ‘Millennial Mal’»

A cidade de Évora não serviu apenas de cenário às filmagens de "Millennial Mal"....

Pagamentos em atraso da Câmara de Évora quase duplicaram em 2025

Os pagamentos em atraso da Câmara Municipal de Évora quase duplicaram em 2025, passando...