Sábado, Dezembro 7, 2024

Distrito de Évora com maior crescimento nas insolvências em 2024

As insolvências em Portugal registaram um aumento de 6% no acumulado do ano de 2024, embora o mês de outubro tenha apresentado uma redução de 3,5% face ao período homólogo de 2023, segundo dados da Iberinform divulgados a 7 de novembro.

No Alentejo, o distrito de Évora destacou-se como um dos mais afetados, com um aumento de 62% no número de insolvências. Portalegre registou também um acréscimo, embora mais moderado, com 6% em relação ao ano anterior. Estes resultados inserem-se numa tendência nacional onde distritos como Guarda, Bragança e Santarém também observaram incrementos significativos.

As insolvências declaradas por iniciativa das próprias empresas aumentaram 29% nos primeiros dez meses de 2024, totalizando 729 casos, enquanto as declaradas por terceiros cresceram 24%, somando 650 processos. No total, foram registados 44 encerramentos com plano de insolvência, refletindo um aumento de 33% face ao mesmo período de 2023.

A criação de novas empresas apresentou uma tendência negativa, com uma queda de 28% em outubro comparativamente a 2023. No acumulado do ano, o número de constituições diminuiu 3,4%, com o distrito de Beja a registar um decréscimo de 17% no número de novas empresas.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Mostra de Doçaria de Alcáçovas arrancou com doce e tradição (c/fotos)

A Mostra de Doçaria de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, teve início ao final...