Direção Regional de Cultura do Alentejo assinala Jornadas Europeias do Património com várias atividades

Direção Regional de Cultura do Alentejo promove atividades

As Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema Património e Educação, decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro, coordenadas pela Direção-Geral do Património Cultural, a nível nacional. O tema desta edição pretende sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, bem como para a riqueza e complexidade desta relação em diversas áreas.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo inscreveu no programa das JEP 2020 a visita temática ‘Do barreiro à cantarinha’ integrada no seu projeto Alentejo, PATRIMÓNIOS (1.ª edição) que tem por objetivo promover o Património Cultural Imaterial da Região (mais informação em www.cultura-alentejo.pt ). Esta visita, em torno dos Barros de Beringel, realiza-se dia 26 de setembro, no Centro Cultural de Beringel (concelho de Beja), mediante inscrição através do endereço eletrónico info@cultura-alentejo.gov.pt , e é limitada a 14 participantes. 

Entre várias iniciativas com inscrição gratuita, que se realizam na região Alentejo no âmbito das JEP 2020, nos dias 25 e 26 de setembro, a Fundação Cidade de Ammaia organiza visitas guiadas/percursos orientados subordinados ao tema Património e Educação – O Anfiteatro da Ammaia, que terão lugar na Cidade Romana de Ammaia (concelho de Marvão). No dia 25 as visitas são dirigidas ao público escolar e no dia 26 ao público em geral, mediante inscrição prévia através do contacto 245 919 089 (Museu Cidade de Ammaia).

No dia 26 de setembro terá lugar a Visita acompanhada ao Bairro da Malagueira, projetado pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira, com início no Anfiteatro da Malagueira, em Évora, às 10h e às 15h. Esta ação é organizada pelo CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, promovida pelo Projeto de Investigação Malagueira – Património de Todos, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A participação nas visitas encontra-se sujeita a inscrição prévia para malagueira@uevora.pt, limitada a 10 inscritos por visita.

Também no dia 26, com ponto de encontro na bilheteira das Ruínas Romanas de Troia (concelho de Grândola), às 16h30, haverá visitas guiadas/percursos orientados e passeio pedestre na orla do estuário do Sado, gratuitos, com a organização de Troia Resort, mediante inscrição para arqueologia@troiaresort.pt| 939 031 936. 

Para mais informação sobre estas e outras iniciativas que decorrem na região e a nível nacional no âmbito das JEP – Jornadas Europeias do Património, deve ser consultado respetivo programa em http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2020/digital/ .