Direção-Geral do Património Cultural abre procedimentos para classificar 7 Antas do concelho de Estremoz

Classificação de Antas de Estremoz
Foto: Arquivo

A Direção-Geral do Património Cultural abriu, recentemente, o procedimento de classificação como monumento de interesse público de várias Antas no concelho de Estremoz.

Trata-se da Anta Casas do Canal 1, da Anta da Herdade das Palhas 3/Foro da Cerca, da Anta Casas do Canal 3/Foro do Cuco, da Anta Casas do Canal 4/Talisca, da Anta da Figueira, da Anta da Herdade da Corticeira, da Anta Casas do Canal 2/Foro da Passadeira.

Tratam-se de sete Antas localizadas em várias herdades da Freguesia da Glória, no concelho de Estremoz, no distrito de Évora.

A abertura deste procedimento acontece sobre proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo e do Município de Estremoz.

Assim, esta Anata fica assim em vias de classificação, de forma a que possa ser preservada no futuro.

De salientar que o Município de Estremoz está a desenvolver uma série de processos de Valorização e Salvaguarda relativamente ao Património Megalítico do concelho, com o objetivo de proceder à sua preservação no terreno e rentabilização cultural e turística, nomeadamente por intermédio da realização de percursos pedestres e ações educativas.