Dia da Criança: Município do Alandroal envia um livro e máscara social, aos mais pequenos

O Dia da Criança no Alandroal, no distrito de Évora, será vivido de maneira diferente com os mais pequenos a serem convidados a mergulhar nas histórias e lendas do concelho.

O Município de Alandroal vai celebrar este dia tão simbólico, levando “Landroal d´Encantar” a casa de todas as crianças do concelho.

Uma iniciativa que tem como objectivo envolver as novas gerações com a história e as estórias que o território foi acumulando em remotas e sucessivas camadas de tempo e que representam uma riqueza cultural única com muito ainda por contar e com enorme margem para inspirar novas interpretações.

Assim, o município associou-se à autora, Ana Paula Fitas e à ilustradora Andreia Albernaz Valente para colocar a obra singular “Landroal d´Encantar” ao dispor dos mais novos na data em que se assinalam e reforçam os Direitos da Criança.

Em conjunto com a obra, as crianças do ensino pré-escolar e do primeiro e segundo ciclos do ensino básico de todo o concelho receberão uma máscara social desenvolvida para crianças através da Rede Solidária de Produção de Máscaras, promovida pelo município e que envolve cerca de 80 voluntários de todo o concelho, assim como o desafio de escreverem uma pequena história inspirada na leitura da obra que lhes dará prémios mais tarde.

Simbolicamente, será realizada uma breve cerimónia de lançamento da obra, no castelo de Alandroal, pelas 11h30 do dia 1 de Junho, dia da Criança, com a presença da Directora Regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira e do Presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, assim como da autora, a ilustradora e o editor da obra.