A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou a erradicação do inseto de quarentena Trioza erytreae Del Guercio nas regiões do Alentejo e do Algarve, conforme estabelecido no Despacho n.º 40/G/2024. A actualização da Zona Demarcada para este inseto foi feita após mais de dois anos de ausência comprovada tanto da presença do inseto como dos sintomas associados nas freguesias demarcadas destas regiões.
De acordo com a DGAV, esta decisão baseia-se nos resultados do programa nacional de prospecção do Trioza erytreae, que confirmou a eficácia das medidas de combate à praga, incluindo o uso intensivo de controlo biológico com o parasitóide Tamarixia dryi.
O Trioza erytreae é um vector da bactéria de quarentena Candidatus liberibacter spp., responsável por uma das doenças mais graves que afeta os citrinos, conhecida como enverdecimento dos citrinos, citrus greening ou huanglongbing.
O Despacho n.º 40/G/2024 inclui a actualização do mapa e da lista das freguesias da zona demarcada de Trioza erytreae, abrangendo as áreas infestadas e a zona tampão.