Detetado um ninho de vespa asiática no concelho de Montemor-o-Novo

Vespa asiática em Montemor

A Vespa Asiática continua a alastrar pelo país, tendo sido encontrado, recentemente, um ninho no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora.

Segundo revelou a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, neste mês de Março, foi “identificado na zona de Cabrela, junto a uma linha de água, o ninho, que se encontrava a cerca de 15 metros de altura, foi inativado através do disparo de balas com veneno.”

Esta ação ocorreu numa ação conjunta entre o Serviço de Ambiente, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo e o Serviço Municipal de Proteção Civil da Figueira da Foz.

“Com grande impacto na predação de abelhas, quando perturbada, a vespa pode representar um risco para as pessoas. Confundida muitas vezes com a vespa europeia (vespa crabro) devido à sua grande dimensão, a vespa velutina é predominantemente preta com uma ampla faixa laranja no abdómen e as suas patas são amarelas nas pontas. Quando observada de frente, é possível ver-se o tom laranja da sua cabeça”, relembra a Autarquia de Montemor-o-Novo.

Tratando-se de um combate que só é possível com a colaboração de todos, é necessário ter em atenção que qualquer avistamento, seja de ninho ou de vespa, deve ser de imediato comunicado à Linha SOS Ambiente/GNR (808 200 520) ou reportado através da plataforma STOP VESPA (http://stopvespa.icnf.pt/).