Detetado um ninho de vespa asiática em Vendas Novas

Vespa asiática em Vendas Novas

O Serviço Municipal de proteção Civil de Vendas Novas veio a público, esta quinta-feira, informar que foi detetado um ninho de vespa asiática/vespa velutina em Vendas Novas.

Segundo a Proteção Civil, “o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) foi alertado para a necessidade de identificação de um possível ninho de vespa asiática/vespa velutina, localizado no telheiro de uma habitação na cidade de Vendas Novas.”

Relatam ainda as autoridades que após uma análise, “concluindo-se que efetivamente se tratava de um ninho primário de vespa asiática (com cerca de 10cm de diâmetro), o qual foi removido no dia seguinte e capturada a vespa fundadora, processo que foi feito juntamente com elementos da Associação TIMARIA.”

A Proteção Civil de Vendas Novas explica que “a vespa asiática por ser tratar de uma espécie carnívora tem um grande impacto na apicultura pois é essencialmente um predador de abelhas, mas, tal como a vespa europeia, também se alimenta de uma grande variedade de outros insetos. A vespa asiática não é fonte de transmissão de nenhuma doença das abelhas e não é considerada mais perigosa para os seres humanos do que a vespa europeia, embora seja mais agressiva na defesa do ninho, o que obriga a cuidado redobrado.”

Indica ainda a Proteção Civil a vespa asiática “diferencia-se da vespa europeia essencialmente por ser um inseto um pouco maior do que esta – as obreiras medem entre 17 e 32 mm conforme as características do alimento disponível, enquanto a rainha chegará aos 35 mm de comprimento. O corpo é aveludado e escuro e as patas têm extremidades amarelo vivo, facto que a nomeia e distingue.”

Relativamente a recomendações caso encontre um ninho de vespa asiática, as autoridades indicam:

– Não tente destruir os ninhos. A destruição dos mesmos deve ser feita por profissionais, com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no Plano de Ação. No caso de sentirem os ninhos ameaçados, as vespas asiáticas reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

– É importante proteger as abelhas domésticas até que surjam predadores naturais para a vespa asiática ou até que aprendam a proteger-se em redor da colmeia.