Detetado o primeiro ninho de vespa asiática no concelho de Portalegre

Vespa Asiática

A vespa asiática continua a avançar no território alentejano, tendo sido detetado um foco no concelho de Portalegre.

Segundo a Câmara Municipal de Portalegre “foi encontrado, a 3 de novembro de 2020, o primeiro ninho de vespas asiáticas (velutinanigritorax) no concelho de Portalegre, no Barrocão – S. Julião.”

De acordo com a autarquia, “após aviso das Equipas da GNR-SEPNA sobre a localização do ninho, deslocou-se ao local uma Equipa dos Serviços de Proteção Civil do Município de Portalegre, que procedeu de imediato à eliminação deste, que já se encontrava caído no chão.”

A edilidade alerta “os munícipes para que se mantenham atentos, devendo informar as autoridades competentes sempre que sejam avistadas ninhos ou exemplares destes insetos”, acrescentando que “pela agressividade desta espécie, os cidadãos não devem tentar destruir ou remover os ninhos que identificarem. O primeiro gesto deve ser avisar a linha SOS Ambiente e Território, através do número 808 200 500 e preencher o formulário em http://stopvespa.icnf.pt/. Devem também comunicar com a Câmara Municipal de Portalegre, pelo telefone 245 307 439 ou com a Junta de Freguesia local.”