
Depois da Depressão “Gaetan”, que trouxe chuva nesta quarta-feira, vem agora a Depressão “Hortense”, informou esta tarde o Instituto Português do Mar e da Atmisfera.
Ao contrário da “Gaetan” a Depressão “Hortense” não trará tanta chuva ao Alentejo, no entanto poderão ocorrer ainda alguns alguaceiros, registando-se ainda alguma agitação marítima no Litoral Alentejano.
De acordo com o IPMA, a “Hortense” irá localizar-se 500 km a noroeste da Corunha (46 °N; 13.5 °W) às 23 horas de 5.ª feira, dia 21, e que se aproximará da costa Norte da Galiza na madrugada de dia 22.
A depressão Hortense será a segunda de duas depressões que atingirão o Golfo da Biscaia esta 5.ª feira, dia 21 (a primeira depressão não tem nome atribuído dado que apresenta menor atividade).
Nos dias 21 e 22, os sistemas frontais associados a estas duas depressões irão continuar a originar precipitação forte no Continente, em especial no litoral Norte e Centro.
Os valores acumulados serão da mesma ordem de grandeza dos que ocorreram durante a passagem do sistema frontal associado à depressão Gaetan nos dias 1 9 e 20.
Ainda para os dias 21 e 22, prevê-se que o vento no Continente se mantenha do quadrante oeste com períodos de maior intensidade. Em particular, na madrugada e manhã de dia 22, 6.ª feira, as rajadas deverão atingir 95 km/h no litoral a norte do Cabo Raso e 120 km/h nas terras altas.