Quinta-feira, Maio 23, 2024

Delegação do Governo da Catalunha em Portugal leva tradição do Dia de Sant Jordi até Évora

- Pub -

A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal vai voltar a organizar já amanhã (dia 23 de abril) a celebração do Dia de Sant Jordi, unindo forças com a Universidade de Évora para levar a tradição à cidade do Alentejo Central.

O ato vai contar com discursos institucionais do delegado do Governo, Rui Reis, e da Reitora da Universidade, Herminia Vasconcelos Vilar, assim como uma conferência da Professora de Filologia Portuguesa na Universitat de Barcelona, Isabel Soler, sobre a literatura contemporânea catalã e intitulada: “Agora gostamos dos dragões. Sant Jordi e as princesas de 2024”.

Para além disso, o evento vai estender-se até dia 25 de abril para comemorar o 50º aniversário da Revolução dos Cravos. Desta forma, a cantora Oyuna Baturova e o guitarrista Ricard Segura vão atuar interpretando temas como “Abril 74” de Lluís Llach assim como de “Grândola, Vila Morena”, símbolo da revolução.

“Pretendemos trazer esta celebração tão representativa da cultura catalã para uma região com um forte simbolismo cultural como o Alentejo. Especificamente, à cidade de Évora, Património da Humanidade e Capital Europeia da Cultura em 2027”, sublinha o delegado Rui Reis.

O ato vai incluir ainda um momento audiovisual para fazer chegar ao público português a tradição do Sant Jordi. Além disso, e como os livros são uma parte importante nesta festa catalã, vai haver uma banca de uma livraria local com livros de autores catalães à venda.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

AF Beja: Final da Taça de Honra da 1ª Divisão disputa-se em Castro Verde

No Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, será disputada a final da Taça de Honra da 1.a...