A DECO está a incentivar os consumidores a reduzirem os custos da fatura de eletricidade através de pequenas mudanças, como a escolha de um comercializador de energia mais vantajoso. Com o apoio da plataforma EVA (Energy Virtual Assistance), desenvolvida em parceria com a ERSE, os consumidores têm ao seu dispor ferramentas gratuitas e interativas para otimizar os gastos energéticos.
Um exemplo prático é o caso de Rita e Pedro, um jovem casal que, ao mudar de comercializador de energia com o apoio da EVA, conseguiu poupar cerca de 300 euros por ano. Esta mudança, conforme sublinha a DECO, é simples, gratuita e não interrompe o fornecimento de energia.
A alteração de comercializador é um processo contratual que pode ser realizado presencialmente, por telefone ou online, e não há limite para o número de mudanças. Em condições normais, o processo é concluído em cinco dias úteis, podendo, no entanto, ser agendado para uma data específica.
A DECO destaca que, para encontrar a melhor oferta, os consumidores devem analisar os dados do contrato atual e os consumos indicados na fatura, especialmente o valor da tarifa. Com essa informação, é possível identificar propostas mais vantajosas disponíveis no mercado.
Além da comparação de tarifas, a plataforma EVA disponibiliza cursos online gratuitos, como o programa “Gerir Consumos”, que permite aos consumidores aprofundar conhecimentos sobre eficiência energética ao seu ritmo.
Mais informações sobre o processo de mudança de comercializador e os cursos disponíveis podem ser consultadas no site oficial da EVA, em www.eva.deco.pt. A iniciativa visa tornar o acesso a tarifas mais económicas mais simples e acessível a todos os consumidores.