Deco Jovem: Escola de Vendas Novas recebe roadshow “NET Viva & Segura”

Net viva

A NET Viva e Segura, uma parceria da DECOJovem e DECO PROTESTE com a Google, é um projeto que promove a literacia digital e incentiva os jovens com idade escolar a aceder à internet de forma segura sendo reconhecido como um importante contributo para a promoção da literacia digital.

A DECOJovem volta a trazer esta iniciativa para as escolas, agora no formato digital. A próxima conferência é já no dia 12 de maio, pelas 10h25 e envolve 200 alunos do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas e do Agrupamento de Escolas de Fernão do Pó de Bombarral.

Com esta iniciativa pretende-se mostrar uma preocupação sobre temas tão atuais e presentes na vida dos jovens, como seja a segurança, privacidade e respeito na sua presença no mundo digital.

Com esta quarta edição do projeto NET Viva e Segura, a DECOJovem está a realizar um roadshow em várias escolas, 8 conferências regionais com atividades dirigidas a toda a comunidade educativa, num formato dinâmico, interativo e divertido, com a presença de especialistas para informar, discutir e refletir sobre temas do mundo digital.

Um dos assuntos debatidos nesta conferência será o cyberbullying, um dos fenómenos que mais incomoda os estudantes na sua interação com a Internet. O maior acesso à Internet e às redes sociais fez disparar o aumento de casos, especialmente, porque permite que os seus autores o façam de forma anónima. Para o combater, é necessário fazê-lo de uma forma planeada, envolvendo a escola, os vários profissionais de educação, as turmas e os estudantes, garantindo que se comprometem “com um conjunto de cláusulas que vão no sentido do respeito pelo outro e da não violência”.