Cuba recebe conferência “Artes de Rua no Desenvolvimento dos Territórios”

Associação de Cuba

Entre os dias 9 e 11 de abril, Cuba, no distrito de Beja, receberá conferência promovida pela Setespinhas – Associação Cultural para as Artes e o Desenvolvimento Social. Esta conferencia contará com o tema “Artes de Rua no Desenvolvimento dos Territórios”, será transmitida online e terá como o apoio do Ministério da Cultura/ Direção-Geral das Artes.

Inaugurada por Guilherme d’Oliveira Martins, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e presidente do Conselho das Artes do Centro Nacional de Cultura, a conferência irá debater a forma como as práticas artísticas e a criatividade cultural, designadamente as artes de rua, podem afetar de forma profunda os territórios de baixa densidade, constituindo um dos alicerces para o desenvolvimento local. Para isso foram convidados Bruno Lino Vassalo, diretor artístico da Setespinhas, e por Luís Godinho, jornalista e realizador, para dirigir as sessões de debate.

A iniciativa integra quatro sessões. A primeira decorrerá sob o tema “A cultura e as práticas artísticas contemporâneas como chave para potenciar territórios e comunidades do interior”. Seguir-se-á um painel sobre “Criatividade e inovação cultural versus repositório de património e tradições. A reinvenção possível”; e um outro com o tema “O meio rural como palco para as práticas artísticas criativas”. Finalmente, na sessão de encerramento, que contará com a presença de Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, será debatida “A arte contemporânea enquanto pilar para a preservação e dinamização das heranças culturais”.