Crato: Câmara assinou contrato para manter atividades culturais na Barragem das Nascentes

Barragem das Nascentes

A Câmara Municipal do Crato assinou, recentemente, a prorrogação do contrato de comodato por mais 10 anos do espaço da Barragem das Nascentes para a dinamização cultural, recreativa e pedagógica.

Com efeito, a albufeira da barragem tem sido palco de um evento anual internacional de música e ecologia Waking Life que leva ao Crato, todos os anos, largas dezenas de visitantes.

Agora, a Terra Sua, associada da Waking Life, irá pôr em prática ações de aproveitamento e requalificação da zona envolvente, sempre tendo em conta a preservação do meio ambiente.

O objetivo é materializar o projeto de requalificação paisagística, urbanística e ambiental da Barragem das Nascentes criando oportunidades de fruição do local pela população e por parte de visitantes e turistas, através da criação de espaços de lazer com apoios adequados, criação de sinalética, de depósitos de resíduos, de circuitos pedonais e postos de observação ornitológica. Estão previstas ações de sensibilização ambiental junto da população, sobretudo escolar e outras atividades para dinamização do espaço.

O Município pretende, com este contrato, sempre de acordo com as clausulas de salvaguarda previstas que garantam a proteção do meio ambiente, dar a oportunidade a privados de atuarem no território dentro do escopo da sua missão e alavancar o concelho do Crato como território que se afirma pela conservação e regeneração da natureza, valorização do património natural e desenvolvimento turístico sustentado.

O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade de Évora.