Covid:19: Agricultores do sudoeste alentejano continuam a produzir e ainda apoiam instituições de cariz social de Odemira

“A agricultura não pode parar”. É desta forma que Nuno Pereira, presidente da AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, resume o atual momento que o país e mundo atravessam, em resultado da pandemia causada pelo COVID-19.

“A venda para o mercado nacional é uma realidade no universo das empresas AHSA e faz todo o sentido que continue a sê-lo”, acrescenta. A verdade é que as mais de 25 empresas associadas, e que representam hoje mais de 200 milhões de euros de faturação anual, continuam a operar e a alimentar a cadeia de distribuição nacional e internacional.

De acordo ainda com a informação que nos chegou, “nas últimas semanas, e seguindo todas as orientações das autoridades, as empresas associadas da AHSA priorizaram ao máximo a prevenção e a implementação e adaptação dos seus planos de contingência, estando particularmente atentas a eventuais quebras de fornecimento que o mercado nacional possa estar a sentir e que possam comprometer a qualidade de vida das populações.”

A Associação adianta que “está a ser operacionalizado um sistema de apoio a instituições de cariz social do concelho de Odemira, que possam vir a ter dificuldade em obter alimentos da parte dos seus fornecedores habituais. Do portefólio das várias empresas fazem parte frutos, produtos hortícolas e ervas aromáticas, para além de flores e plantas ornamentais.”

A AHSA foi fundada em 2004 por um grupo de empresas a operar no Perímetro de Rega do Mira (PRM).

Veja também:

GNR detém homem e mulher por tráfico de droga no concelho de Odemira

Um homem de 39 anos e uma mulher de 36 anos foram detidos pela...

Professor em Odemira transforma memórias do pai no romance “O Menino Marceneiro”

Miguel Correia, professor de Filosofia e Psicologia na Escola Secundária de Odemira, apresentou o...

Projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis abrange quatro concelhos do Alentejo

Beja, Cuba, Montemor-o-Novo e Odemira integram o projeto-piloto do Governo para controlo da população...

Freguesias de Odemira recebem até dezembro roteiro “Sonoridades & Sabores”

O roteiro “Sonoridades & Sabores” regressa ao concelho de Odemira, no distrito de Beja,...

MARP propõe apoio de 50% nos descontos para proteger mulheres agricultoras

A Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas (MARP) defende um apoio do Estado...

Vírus Shamonda detetado em três explorações de bovinos no Alentejo. DGAV confirma casos em Odemira, Évora e Crato

O vírus Shamonda foi detetado em três explorações de bovinos no Alentejo, localizadas nos...

Seminário em Odemira vai questionar papel do cinema “num mundo em crise”

A edição deste ano do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental vai...

Odemira: AgdA avança com cerca de 6M€ para construir condutas, reservatórios e estações elevatórias em São Teotónio

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo lançou um concurso público com um preço...

Odemira: Propostas do Orçamento Participativo já podem ser votadas

As 19 propostas finais que foram submetidas no âmbito do processo do Orçamento Participativo...