Covid-19: Testes obrigatórios para acesso a lares, estabelecimentos de saúde e grandes eventos

O acesso a lares, estabelecimentos de saúde e grandes eventos culturais ou desportivos passa a exigir a apresentação de teste de deteção do vírus SARS-CoV-2 com resultado negativo, mesmo para pessoas vacinadas contra a covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro.

Em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, que aprovou medidas para conter a pandemia, António Costa assumiu a necessidade de “incrementar as situações em que o recurso a testes é obrigatório e condição para acesso a certos locais ou certas atividades”, face ao agravamento da situação epidemiológica no país, enumerando as estruturas abrangidas por este requisito.

“Em primeiro lugar, para as visitas aos lares. Gostaria de sublinhar que não há nenhuma medida que esteja em vigor que restrinja de qualquer forma que os familiares possam visitar os seus familiares que estão a residir em lares. Contudo, para proteção dos familiares e de toda a comunidade que vive e trabalha no lar, para as visitas passa a ser necessário a exigência de teste para se poder entrar”, disse.

António Costa salientou também a obrigação de apresentação de teste com resultado negativo nas “visitas aos doentes que estão internados em qualquer estabelecimento de saúde”, bem como para “todos os grandes eventos, qualquer que seja a sua natureza, cultural ou desportiva, que se verifiquem em lugares improvisados, sem lugares marcados e em todos os recintos desportivos, cobertos ou ao ar livre”.

O primeiro-ministro anunciou ainda que o teste passa também a ser um “requisito para se poder entrar nas discotecas e nos bares”, além da atual exigência do certificado digital.

Veja também:

Alentejo: Freguesias apoiadas nas despesas com a covid-19

Um total de 102 juntas de freguesia do Alentejo vai ser apoiada no âmbito...

Alentejo: Governo devolve a 102 freguesias dinheiro gasto com a pandemia

O Governo vai devolver a 795 freguesias (763 de Portugal Continental e 32 das...

Covid-19: Freguesias recebem 4,3 M€ para compensar despesas de 2020 no combate à pandemia

Quase 800 freguesias vão receber 4,3 milhões de euros para compensar as despesas que...

Covid-19: Desconhecimento inicial condicionou decisões sobre surto num lar em Reguengos

O Ministério Público (MP) considerou que o desconhecimento na fase inicial da pandemia de...

Uso de máscara deixa hoje de ser obrigatório

O uso de máscaras e viseiras deixa hoje de ser obrigatório em estabelecimentos e...

Máscaras deixam de ser obrigatórias em estabelecimentos de saúde e de apoio a idosos

O uso de máscaras em estabelecimentos de saúde ou de apoio a idosos deixa...

Estudo conclui que variantes do SARS-CoV-2 afetam outros órgãos do sistema imunitário

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto...

Covid-19: Administração da ULS Baixo Alentejo diz ter sido vacinada com “sobras”

O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a ser...

Mais de 78 milhões SMS para vacinação contra a covid-19 nos últimos dois anos

Mais de 78 milhões de mensagens (SMS), exclusivamente de agendamento para vacinação de utentes...