Covid-19: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras passou a controlar fronteiras com sistema inovador (c/vídeo)

Como já noticiamos as fronteiras terrestres com Espanha estão a ser controladas desde o dia 16 de marco e assim continuarão pelo menos até dia 14 de Maio.

Um controlo que passou a ser feito através de um projecto piloto, que está a ser utilizado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que permite efectuar controlos de fronteira e acções de fiscalização de uma forma mais rápida e segura.

Este novo sistema já está a ser utilizado nos nove postos de passagem autorizados e trata-se de uma aplicação, designada de SEF Mobile, que já controlou mais de 10 mil cidadãos.

Segundo o SEF, “esta nova aplicação, que utiliza um equipamento móvel, partiu de um conceito totalmente desenvolvido pelo SEF e implementado por uma empresa de Coimbra (Present Technologies).”

“A ideia foi concebida para dar resposta às novas exigências de mecanismos de controlo de fronteira mais rápidos e mais eficientes, impostos pela entrada em vigor da legislação europeia”, refere o SEF, que acrescenta o facto deste sistema permitir ainda “a captura de impressões digitais para a realização de pesquisas biométricas. Na actual situação, este sistema permite um eficiente controlo documental sem que para tal os inspectores do SEF tenham de manusear o documento e mesmo em situações de pouca cobertura de rede. Existem nesta fase inicial cerca de 20 equipamentos distribuídos pelos nove pontos de passagem autorizados.”

O projecto encontrava-se em fase de testes de qualidade quando se verificou a sua utilidade e aplicação para o controlo fronteiriço imposto pelo COVID-19.