Covid-19: População do Alentejo tem sido disciplinada e consciente, diz o Coordenador do Estado de Emergência na região

Foto: Arquivo

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, esteve, esta quinta-feira, na Rádio Observador, onde falou do Alentejo e da execução do Estado de Emergência nesta região do país.

Jorge Seguro Sanches, referiu que “é preciso não baixar a guarda”, apesar de o Alentejo ser uma das regiões do país com menos casos.

O Governante nomeado para coordenar a execução do Estado de Emergência no Alentejo, destacou, esta entrevista, a preocupação com a população envelhecida e com os lares, referindo o trabalho “extraordinário” no combate à pandemia que tem sido feito pelas autoridades locais.

O facto de para já o Alentejo não registar vítimas mortais devido à Covid-19, o governante explica que poderá dever-se à população, que tem sido “disciplinada”, “consciente” e tem cumprido, em regra, as normas de confinamento.

Já sobre os casos de infecção com o novo coronavírus na comunidade cigana, Jorge Seguro Sanches destaca o trabalho feito pelas autarquias e afirma que nestes casos “ninguém pode ficar para trás”, disse o Secretário de Estado.

Já sobre a carência de profissionais de saúde no Alentejo, o Secretário de Estado afirma que a região tem capacidade de “profissionais, ventiladores e unidades de Cuidados Intensivos”, no entanto ,“Não vou dizer que estou tranquilo, estamos atentos. Temos de rever esta situação para que o país se consiga preparar para situações inesperadas”, acrescentou.

Fonte: Observador