Covid-19: Odemira inicia hoje campanha de testagem da população

Teste covid
Imagem ilustrativa

A partir de hoje, a operação de testagem à Covid-19 no concelho de Odemira será alargada a toda a população e empresas.

Os testes serão realizados, de forma gratuita, por marcação prévia, no Centro de Testagem instalado no piso 0 do edifício do Mercado Municipal, em Odemira.

Esta segunda-feira, as marcações poderão ser efetuadas entre as 13.00 e as 18.00 horas. Entre os dias 13 e 23 de abril, o Centro de testagem funcionará entre as 9h00 / 18h00, à excepção do fim-de-semana.

A Autarquia de Odemira esclarece que todos os interessados, entre população residente e atividades económicas (comércio, serviços, indústria, entre outros) devem efetuar a sua prévia marcação para realização do teste à Covid-19, através do site app.testescovidcvp.pt ou da Proteção Civil de Odemira, através do contacto 283 320 900.

Explica a edilidade que, por “Odemira se incluir, nesta fase, no grupo de concelhos com maior taxa de incidência cumulativa a 14 dias da doença Covid-19, está a decorrer no concelho uma ação de testagem alargada, através de centros fixos e móveis, por forma a abranger o máximo de população possível. A operação de testagem teve início no dia 5 de abril e numa primeira fase decorreu nas empresas de atividade agrícola, tendo sido realizados cerca de cinco mil testes a cidadãos nacionais e migrantes.”

“A testagem irá abranger também os serviços municipais essenciais, designadamente os serviços de abastecimento de água e de águas residuais, de recolha e de gestão de resíduos, de transportes e de proteção civil”, indica ainda a autarquia.

A operacionalização da testagem resulta de uma estreita articulação entre a Autoridade Local de Saúde, Unidade de Saúde Pública/Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Administração Regional de Saúde do Alentejo, Município de Odemira e Serviço Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa e de associações e entidades locais e regionais.