Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
Pub

Covid-19: Idosos de Cabeção transferidos para Évora, para a 1ª Estr. de Apoio de Retaguarda a funcionar no Alentejo

- Publicidade -
- Publicidade -

Conforme já hoje noticiamos, devido a mais de uma dezena de casos de Covid-19 no Lar Nossa Senhora da Purificação de Cabeção, do concelho de Mora, foi hoje utilizado pela primeira vez a estruturas de apoio de retaguarda (EAR) distrital, situado em Évora.

Durante a manhã desta quinta-feira, 18 idosos do referido lar foram transferidos para a referida estrutura distrital que vai ser coordenada pela Segurança Social.

De salientar que este é o primeiro equipamento do género a ser criado no Alentejo e já a receber utentes.

No passado dia 6 de novembro, os Ministros Administração Interna, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde, assinaram um Despacho que permite a criação de estruturas de apoio de retaguarda (EAR), em todos os distritos do território continental, para acolher pessoas infetadas com SARS-CoV-2 e utentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), infetados com SARS-CoV-2, que careçam de apoio específico, sem necessidade de internamento hospitalar.

De referir que cabe às Comissões Distritais de Proteção Civil identificar e propor as infraestruturas aptas a acolher as EAR, competindo aos Secretários de Estado que coordenam a execução, ao nível do Governo, das situações de alerta, contingência ou calamidade no território continental, nas diferentes regiões, decidir a sua instalação.

Este equipamento será coordenado tecnicamente pelo Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, entidade que assegura a afetação de auxiliares de ação direta e de auxiliares de serviços gerais. Cabe ainda à Segurança Social, assegurar a distribuição e manutenção de equipamentos de proteção individual (EPI) às equipas, mas cabe também suportar eventuais custos associados às infraestruturas afetas às EAR, quando disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Fundação INATEL).

Clique aqui para ver na totalidade o Despacho que enquadra este tipo de equipamento

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Associação de Municípios do Alentejo Central apresenta resultados da recolha de resíduos porta-a-porta

A AMCAL – Associação de Municípios do Alentejo Central, apresenta na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, a partir das 14:30h, no auditório da Biblioteca...

Ourique: Secretária de Estado no aniversário dos Bombeiros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourique comemora o seu 45º aniversário este sábado, dia 10 de dezembro, pelas 10 horas, junto às...