Covid-19: Hospital de Évora define regras para visitas aos doentes

Hospital de Évora

A partir de amanhã, 1 de dezembro, estão em vigor novas regras de combate à pandemia da Covid-19, pelo que também os Hospital vão adotar medidas especiais para as visitas aos doentes.

Neste sentido, também o Hospital do Espirito Santo de Évora vai adotar várias medidas, as quais de seguida damos a conhecer:

1 – Cada doente internado terá a possibilidade de ter um visitante diário, por um período não superior a 15 minutos, desde que apresente Certificado Digital Covid  nas modalidades de certificado de teste ou de recuperação, e de realização de teste com resultado negativo. Os testes podem ser de tipo:

a) Teste PCR (feito em laboratório), realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;

Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;

Teste rápido de antigénio (autoteste), realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação, devendo ser feito na presença de um/a profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado.

2 – Em casos especiais como, por exemplo, em situações de fim de vida, poderá existir um número de visitantes superior, a avaliar caso-a-caso pela direcção do Serviço respetivo.

3 – As visitas serão agendadas previamente junto de cada Serviço, e cada visita deve ser informada previamente pelo Serviço da necessidade de cumprir o estabelecido no ponto 1. Note-se que a Portaria n.º 255-A/2021 estabelece um regime excecional e temporário de comparticipação a 100% de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, que poderá ser utilizado por todos os cidadãos.

4 – Cada Serviço tem definido os seus meios de agendamento e circuito de autorização, pelo que os Visitantes deverão sempre contactar o Serviço para agendar a sua visita.

5 – No dia combinado, os Visitantes deverão mostrar ao Vigilante o cumprimento do disposto em 1.

6 – Os Visitantes deverão cumprir as recomendações que lhe forem transmitidas no que diz respeito ao cumprimento de medidas de controlo de infeção. Exemplo destas medidas são a utilização de instalações sanitárias, a abstenção de interacção com outros doentes ou visitantes, o transporte de objetos pessoais e a manutenção de distância de segurança.

7 –  Serão fornecidas, aos Visitantes, instruções sobre a utilização de solução anti-séptica para higienização das mãos, máscara cirúrgica e etiqueta respiratória.