Covid-19: Hospitais do Alentejo vão receber, do Governo, 171 mil máscaras das mais de 11 milhões a ser distribuídas pelo país

O Governo veio a publico, esta sexta-feira, dar a conhecer a distribuição dos equipamentos que têm sido adquiridos ou doados ao Serviço Nacional de Saúde para combater a pandemia da Covid-19.

Segundo os dados divulgados, até agora foram distribuídos 302 ventiladores por todo o país, sendo na sua maioria adquiridos pela Administração Central do Sistema de Saúde, outros por empréstimo e ainda outros por doações particulares.

Dos ventiladores distribuídos, e segundo a nota hoje divulgada, apenas 4 se destinaram ao Alentejo, sendo estes oferecidos pela GALP e que foram entregues 2 ao Hospital do Espírito Santo de Évora e 2 à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE. Apesar de não estar referido na nota do Ministério da Saúde, o Hospital de Évora recebeu já dois ventiladores doados pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

No relatório agora divulgado, o Governo refere que o número de equipamentos de protecção individual no país ascende neste momento aos 25 milhões, e a quase totalidade será usado pelo Ministério da Saúde. Os 5 milhões que não utilizará destinam-se “às áreas governativas da Segurança Social, Defesa e Justiça”.

No que diz respeito às máscaras, serão distribuídas 10 milhões de máscaras cirúrgicas, sendo que 130 mil destinam-se para a região do Alentejo e serão distribuídas 1,9 milhões de máscaras FFP2, das quais 41 mil para o Alentejo.