Covid-19: Há um equipamento totalmente português, que mede a temperatura e deteta o uso da máscara

Detetor de máscaras

EDIGMA acaba de lançar o “ARA”, o novo equipamento 100% português que de forma instantânea mede a temperatura corporal e deteta o uso de máscara.
 
O equipamento, composto por um ecrã 7 polegadas, foi feito de raiz em Portugal com o bjetivo de concorrer com o mercado chinês para salvaguardar a saúde pública no comabte à Covid-19.
 
O objetivo é disponibilizar a tecnologia para todos os espaços públicos, nomeadamente escolas, edifícios públicos, universidades, lojas e serviços, aumentando o sentimento de segurança nestes locais.
 
Segundo a empresa, o ARA ajuda não só a proteger quem está nos espaços públicos, como  dispõe de notificações visuais e sonoras que alertam caso se verifique uma não conformidade quer da temperatura quer do uso de máscara.
 
A tecnológica portuguesa líder no desenvolvimento e produção de soluções interativas para todo o mundo, diz estar capaz de entregar de forma rápida um equipamento fiável e que funciona como uma ferramenta de controlo e redução da propagação do vírus.
 
“O ARA evita também a situação intimidatória de ter alguém a “apontar-nos” um termómetero, bem como a aproximação de outra pessoa para nos medir a temperatura”, afirma Miguel Fonseca, co-fundador do grupo EDIGMA.
 
A EDIGMA estima que a procura por este tipo de soluções aumente, prevendo penetrar a nível internacional no mercado Europeu (60%), Estados Unidos (30%) e Resto do Mundo (10%).
 
“É o contributo do Grupo EDIGMA, que envolveu recursos e conhecimento dos 80 colaboradores das suas 3 empresas – a EDIGMA, a DISPLAX e a MOVIK – para a sociedade no combate à COVID-19”, conclui Miguel Fonseca.
 
O ARA terá um custo de 499€ e qualquer empresa poderá adquiri-lo online a partir de hoje em https://get-ara.com/.
 
Recorde-se que o contributo da empresa para o combate à covid-19 começou com o EDIGMA Sanus, equipamento de dispersão automática de álcool-gel que tem associado um ecrã digital para promoção de conteúdo de sensibilização ou promocional.