Covid-19: Governantes visitaram laboratório de Hospital do Litoral Alentejano que passou também a fazer testes

Como noticiamos, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, coordenador da execução do Estado de Emergência no Alentejo, esteve, esta quarta-feira, com o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, no laboratório da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), a funcionar no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

A visita surgiu num momento em que o laboratório da ULSLA passa a ter capacidade própria para realizar a análise ao Covid-19, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz, no Litoral Alentejano, à actual crise pandémica.

A unidade laboratorial da ULSAL recebeu nos últimos dias 500 testes de diagnóstico à Covid-19 e iniciou na passada segunda-feira, dia 20 de Abril, os rastreios a doentes internados, segundo a indicação do Serviço Nacional de Saúde para que realizassem o teste de despiste do novo coronavírus.

Álvaro Beijinha sublinhou a importância desta capacidade de análise ao Covid-19 na região, “pois permite obter respostas mais céleres que são fundamentais para acompanharmos o desenvolver da situação.”

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, referiu que a visita foi muito importante, porque assistimos ao funcionamento de uma unidade laboratorial que nos vais permitir mais que duplicar a capacidade de realização de testes ao Covid 19 na região do Alentejo, e que até agora só acontecia em Évora.

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sublinhou a importância dos autarcas na resposta a esta pandemia, “pois são a nossa retaguarda, o nosso grande suporte na rede social, reforçando o que é hoje a resposta do Serviço Nacional de Saúde.

Presentes, também, na visita estiveram os restantes Presidentes de Câmara dos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Sines e Odemira, que compõem a Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano (CIMAL).