Covid-19: Governante designado para coordenar o Estado de Emergência no Alentejo esteve na Universidade de Évora

Como noticiamos na passada segunda-feira, o Primeiro-Ministro nomeou 5 Secretários de Estado dos Ministérios da Saúde e da Economia para assumirem a coordenação regional do combate à pandemia COVID-19.

Para Alentejo, António Costa nomeou o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, que irá fazer a coordenação horizontal das entidades, organismos ou serviços de âmbito regional ou distrital da administração directa e indirecta do Estado, necessários no combate à pandemia COVID-19.

Neste sentido Jorge Seguro Sanches esteve esta Quarta-Feira, dia 8 de abril, na Universidade de Évora, em visita às instalações do Laboratório de Virologia Vegetal, onde funcionará a Unidade de Testes à COVID-19.

Acompanhado por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, Jorge Seguro Sanches mostrou-se sensibilizado pela adesão e participação das instituições de ensino superior e entidades públicas em geral, neste esforço conjunto para ultrapassar esta pandemia.

A equipa de investigadores e professores do Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Microbiologia do Solo e Laboratório de Virologia Vegetal do MED, do Departamento de Fitotecnia e do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia e do Laboratório HERCULES acompanhou a visita, apresentando as várias etapas para a realização dos testes que recorrem à extracção do RNA viral com recurso a kits de extração manual e automática. O processo recorre a PCR em tempo real em harmonia com as metodologias propostas pelo Instituto de Medicina Molecular (IMM) e validadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

José Calixto, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), e José Ramalho, Director do Centro Distrital de Segurança Social de Évora tiveram igualmente oportunidade de conhecer este local da UÉ especialmente adaptado para realizar testes à covid-19, recebendo ainda durante a parte da tarde a visita de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Recorde-se que o reforço da capacidade de realizar testes de diagnóstico resulta da coordenação entre a UÉ, o Hospital do Espírito Santo (HESE) e a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) para, em conjunto, aumentar a capacidade de resposta da região e, assim, garantir uma maior cobertura da população.