Covid-19: Em Vendas Novas a autarquia anuncia a isenção de rendas, prolongamento de prazos e disponibiliza apoio psicológico

Presidente de Vendas Novas

Tal como tem acontecido com outros municípios do Alentejo, também em Vendas Novas a Câmara Municipal anunciou agora medidas de apoio social e económico, de forma a fazer face à crise da pandemia da Covid-19.

Fique de seguida com as medidas tomadas pelo Municipio liderado por Luis Dias.:

LINHA DE APOIO PSICOLÓGICO https://tinyurl.com/rbcx5hm

O Município de Vendas Novas tem, desde o dia 25 de março, uma linha de apoio psicológico ao dispor dos Vendasnovenses, para dar resposta às suas ansiedades e inquietações sobre os tempos diferentes que todos vivemos.

Esta linha telefónica é assegurada pela Psicóloga do Gabinete Municipal de Psicologia, que irá ouvir e aconselhar todos aqueles que sintam vontade de partilhar o seu estado emocional, permitindo que os munícipes possam lidar da melhor forma possível com toda esta situação.

 

LINHA DE APOIO SOCIAL https://tinyurl.com/rtc3q3q

O Município de Vendas Novas tem, desde o dia 26 de março, uma linha de apoio social ao dispor dos Vendasnovenses, para prestar informação sobre apoios às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Esta linha telefónica é assegurada pelo Serviço de Desenvolvimento Social do Município, que irá ajudar a resolver as dúvidas e questões relacionadas com este tema, permitindo que os munícipes possam lidar da melhor forma possível com toda esta situação.

ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE RENDAS DE ESPAÇOS COMERCIAIS https://tinyurl.com/yxxovxoe

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Dias, assinou, dia 25 de março, um despacho que concede a isenção, até ao final do mês de maio, do pagamento de rendas de espaços comerciais pertencentes à autarquia, incluindo lojas, estabelecimentos de bebidas, Mercado Municipal e espaços físicos da incubadora StartUP Alentejo.

Com esta medida pretende-se preservar o tecido empresarial e apoiar quem é forçado a encerrar a atividade, mas também incentivar e apoiar quem é essencial que continue a manter o abastecimento à nossa população.

 

PROLONGAMENTO DO PRAZO DE PAGAMENTO DAS FATURAS DE ÁGUA

O Município de Vendas Novas decidiu prolongar até ao dia 16 de abril, o pagamento das faturas da água, rendas habitacionais e refeições escolares que tinham como data limite de pagamento o dia 16 de março, sem qualquer penalização para os munícipes.

Esta decisão teve como base o facto de os serviços com atendimento presencial, nomeadamente a tesouraria, se encontrarem encerrados ao público.

 

PRESIDÊNCIA ABERTA E ATENDIMENTO AO MUNÍCIPE PELO TELEFONE

O Presidente e Vereadores mantém a preocupação de estar perto e ouvir a população, mas agora pelo telefone. O atendimento presencial foi suspenso, mas quem necessitar pode ligar todos os dias para o Gabinete da Presidência deixar o contacto e razão que requer o atendimento que, na 5.ª feira seguinte, entre as 16h e as 18h, o Presidente ou Vereador liga de volta para falar com o munícipe e prestar o melhor atendimento possível.

ASSEGURAR O FUNCIONAMENTO DO CRO VENDAS NOVAS

O Centro de Recolha Oficial de Vendas Novas assegura:
• Continuação da assistência aos cães alojados;
• Limpeza e distribuição de alimentação diária;
• Passeio dos cães na área do CRO criada para o efeito pelos voluntários da Associação Entre Patas;
• Atendimento com marcação prévia (inclusive vacinação) para evitar aglomeração de pessoas;
• O espaço está munido de gel desinfetante e de máscaras, utilizados, sempre que se impõe o contacto presencial.
• O veterinário Municipal estará presente às quintas-feiras da parte da manhã, salvo alguma situação de emergência que possa ocorrer.

 

DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES À VIDA DIÁRIA DA POPULAÇÃO

Foram ainda disponibilizados um conjunto de informações importantes à vida diária da população como a lista de contactos dos serviços municipais https://tinyurl.com/rqh8bdoos novos horários dos estabelecimentos de abastecimento alimentar https://tinyurl.com/yx8e8olzos estabelecimentos de restauração com serviço de takeaway e entrega ao domicílio https://tinyurl.com/s9plfdf