Covid-19: Cerimónias do 13 de Maio em Fátima, decorrerão sem peregrinos (c/video)

Pela primeira na sua história as cerimónias do 13 de Maio em Fátima não terão peregrinos, devido à pandemia da Covid-19.

A Peregrinação Internacional Aniversária de maio não poderá ser vivida nos moldes habituais com a multidão de peregrinos no Recinto de Oração, assegurando-se, no entanto, as principais celebrações na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que serão presididas pelo cardeal D. António Marto e transmitidas pelos meios de comunicação social e digital.

Embora o programa da Peregrinação não esteja decidido na sua totalidade, na noite do dia 12 de maio será recitado o rosário, com o lucernário e, no dia 13 de maio, será celebrada a missa internacional.

A decisão do Santuário surge no contexto da situação de emergência que o país e o mundo atravessam, devido à pandemia provocada pelo Covid-19- e é comunicada numa mensagem de vídeo do bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto.

A Peregrinação Internacional de maio é a primeira grande peregrinação deste ano pastoral em que o Santuário convida os peregrinos a “Dar graças por viver em Deus” e assinala a primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos em maio de 1917.

Ouça de seguida a mensagem do bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto: