Covid-19: Cancelada Feira do Campo Alentejano em Aljustrel

Feira do Campo Alentejano

A 20.ª edição da Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel (Beja), que costuma decorrer em junho e tinha sido adiada para setembro, foi cancelada devido à atual situação pandémica, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Aljustrel, que promove o evento, explicou que “decidiu, após análise à situação atual” no que diz respeito “à covid-19 em Portugal, cancelar a 20.ª edição da Feira do Campo Alentejano”.

Inicialmente previsto para junho, o certame tinha sido adiado para o primeiro fim de semana de setembro e este ano iria também englobar o evento multicultural “Festicante”, que teria o Brasil como país convidado.

Segundo a autarquia alentejana, “apesar da nova data estabelecida, não se encontram, infelizmente, reunidas as melhores condições para a realização de um evento do género”.

Um certame desta grandeza exige uma preparação antecipada, que envolve o esforço de muitos trabalhadores e a abertura de procedimentos de contratação pública”, assinalou.

Além do mais, acrescentou a câmara municipal, a Feira do Campo Alentejano “assenta num modelo próprio”, caracterizando-se “por ser um espaço de encontro, de partilha, de convívio e de festa”.

Reformular toda a edificação do certame, de modo a que pudessem ser cumpridas todas as regras” imposta pelas autoridades de saúde “seria também estar a fazer algo que não respeitaria a identidade deste evento”, observou.

Nesse sentido, a Câmara de Aljustrel optou pelo adiamento do evento “para 2022”, apelando “à melhor compreensão de todos” e esperando que, no próximo ano, “possa ser possível celebrar a Feira do Campo Alentejano condignamente e em segurança”.